Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Semeadura antecipada do trigo aumenta produtividade no Oeste Catarinense

Nos últimos quatro anos, a área cultivada com trigo em Santa Catarina mais que dobrou, passando de 58 mil para 123 mil hectares

Antecipar o plantio do trigo é uma estratégia cada vez mais valorizada no Oeste de Santa Catarina. Segundo estudos da Epagri, essa prática melhora o desempenho das lavouras e contribui diretamente para a otimização do calendário agrícola, especialmente quando se considera a posterior semeadura da soja.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A pesquisa, realizada em Chapecó (SC) em parceria com a CooperAlfa, indicou que o ideal é plantar trigo entre 11 de maio e 17 de junho. Com isso, o produtor colhe mais cedo, libera a área antes do ciclo da soja e evita sobreposição de culturas.

Publicidade

“Essa mudança melhora a eficiência da produção agrícola e permite cultivar cereais de inverno, incentivando os agricultores a usarem suas terras nesse período, ao invés de deixá-las em pousio”, afirma Sydney Kavalco, pesquisador da Epagri.

Além da logística, a antecipação da semeadura favorece a produtividade do trigo, pois evita geadas tardias e aproveita um período climático mais estável. Isso garante um melhor desenvolvimento das plantas, reduz perdas e aumenta o rendimento da lavoura.

Nos ensaios de campo, cultivados entre 2018 e 2023, variedades como TBIO Ponteiro, TBIO Motriz e BRS 374 demonstraram excelente performance.

“Esses cultivares são adaptados às condições climáticas da região, oferecendo resistência a variações de temperatura e umidade”, explica Sydney.

Além de bons resultados produtivos, a prática reforça a sustentabilidade e permite a contratação de seguro agrícola, já que o zoneamento é oficialmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura. Todas as informações detalhadas estão reunidas no Boletim Técnico nº 224, disponível gratuitamente no site da Epagri.

O avanço da prática também tem o apoio das cooperativas locais e do Governo do Estado. O Projeto Cultivo de Cereais de Inverno, dentro do Programa Terra Boa, incentiva o plantio com assistência técnica, apoio financeiro e repasse de tecnologia. A edição 2025 do programa iniciou em abril e pretende cultivar até 10 mil hectares, com investimento superior a R$ 4,1 milhões.

Esse apoio inclui subvenção conforme a área plantada, limitada a 10 hectares por produtor. Para participar, o agricultor deve procurar uma cooperativa ou agropecuária credenciada, assinar o termo de compromisso e seguir as orientações técnicas, entregando a produção para fabricação de ração animal.

Embora Santa Catarina produza trigo de alta qualidade, sua participação no cenário nacional ainda é pequena, com apenas 4% da produção brasileira. No entanto, nos últimos quatro anos, a área cultivada mais que dobrou, passando de 58 mil para 123 mil hectares.

Esse crescimento expressivo reflete o resultado de políticas públicas e da adoção de boas práticas agrícolas, como a escolha correta do período de plantio.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Caçador abre Processo Seletivo para quadro geral e ESFs

A Prefeitura de Caçador abriu na quinta-feira, dia 21,...

Tenistas estrangeiros são presos em SC por injúria racial em quadra

Dois tenistas internacionais foram detidos nesta quinta-feira (22) após...

Maior estátua da Havan do Brasil está em SC e tem elevador com vista para o mar

Em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina,...

Vacina contra VSR já disponível para gestantes em Videira

O Município de Videira informa que já está disponível...

Rua de Lazer anima o Parque Central de Caçador neste sábado

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Outros Tópicos Interessantes