Bota Fora recolhe mais de 27 toneladas e reforça combate à dengue em Videira

No total, ação já retirou 60 toneladas de resíduos e quase 500 pneus desde o início do programa

A Secretaria de Saúde de Videira, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e voluntários do Instituto MBRF de Videira, intensificou novamente as ações de combate à dengue com mais uma edição do Programa Bota Fora. A iniciativa ocorreu nesta segunda-feira (27) e terça-feira (28), concentrando esforços no bairro Amarante, que já havia recebido a ação anteriormente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O programa tem como principal objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, equipes técnicas e voluntários percorrem bairros previamente mapeados, recolhendo materiais descartados que possam acumular água e favorecer a proliferação do inseto.

Publicidade

Grande volume de materiais retirados do bairro Amarante

Nesta edição, os trabalhos resultaram na retirada de 27.682 quilos de resíduos do bairro Amarante.

Entre os materiais recolhidos, destacam-se

  • 1.300 quilos de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos,
  • 10 pneus e
  • mais de 26 toneladas de entulhos diversos, incluindo móveis velhos, colchões, restos de materiais de construção, madeira de obra e galhos.

Veja também

Além disso, a ação reforça a importância da destinação correta desses resíduos, contribuindo diretamente para a redução de riscos sanitários e ambientais na cidade.

Programa já passou por diversos bairros de Videira

Criado em 2025, o Programa Bota Fora vem se consolidando como uma das principais estratégias de prevenção à dengue no município.

Esta foi a 7ª edição da iniciativa, que já contemplou os bairros De Carli, Vila Verde, Oficina, Marafon, Santos Dumont e novamente o Amarante.

Somando todas as etapas realizadas até o momento, o programa já retirou cerca de 60 toneladas de entulhos e 460 pneus de circulação, materiais que poderiam se tornar focos do mosquito transmissor.

População também deve reforçar prevenção diária

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Luciéli Zago, destaca que o trabalho do poder público precisa estar aliado à conscientização da população. Segundo ela, a prevenção diária é essencial para evitar novos focos do mosquito.

Além de evitar o acúmulo de móveis, eletrodomésticos e pneus, os moradores devem redobrar a atenção com caixas d’água e reservatórios, pratos de plantas, ralos e calhas, garrafas e recipientes, vasilhas de água de animais, bandejas de geladeira e ar-condicionado, além de piscinas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acadêmicos das Engenharias desenvolvem soluções para o setor produtivo

A curricularização da extensão do semestre 2026/2 dos cursos...

Pedágio sobe para R$ 5,90 em cinco praças de SC a partir desta segunda

A tarifa de pedágio nas rodovias administradas pela Arteris...

Vereador questiona falta de transporte gratuito para autistas em Caçador

O vereador André Alves questionou, nesta semana, a falta...

Estojos organizadores de medicamentos auxiliam pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador...

Eleitores têm até esta segunda para solicitar transporte especial para votar

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm...

Câmara de Caçador recebe exposição “O Milagre da Vida”

A Câmara Municipal de Caçador recebe, a partir desta...

Videira faz final emocionante e fica com o vice na ExtraLiga

A FME Videira conquistou o vice-campeonato da ExtraLiga de...

Carro arrastado pela correnteza é encontrado em ilha de Joaçaba

Um automóvel que havia sido arrastado pela correnteza durante...