Golpe do Pix falso em delivery de sushi termina em condenação em SC

O caso ocorreu entre novembro e dezembro de 2023, quando o réu realizou ao menos três pedidos e enviou comprovantes adulterado

A Justiça de Santa Catarina manteve a condenação por estelionato de um homem acusado de aplicar golpes em um restaurante de delivery de sushi no Vale do Itajaí. O caso, segundo o Tribunal de Justiça (TJSC), ocorreu entre novembro e dezembro de 2023 e envolveu ao menos três pedidos realizados com o uso de comprovantes falsos de Pix para enganar o estabelecimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o processo, o acusado realizava os pedidos normalmente e, em seguida, enviava comprovantes de pagamento adulterados “para induzir funcionários do estabelecimento ao erro”, fazendo com que as entregas fossem liberadas sem a efetiva quitação dos valores. Ao todo, os prejuízos somaram R$ 849,50.

Publicidade

Golpes foram descobertos no fechamento do caixa

As fraudes só foram identificadas posteriormente, durante o fechamento de caixa do restaurante. Conforme o Tribunal de Justiça, os depoimentos da proprietária e da funcionária responsável pelo controle financeiro foram fundamentais para a comprovação dos fatos.

Segundo o órgão, “os depoimentos da proprietária do estabelecimento e da funcionária responsável pelo controle financeiro demonstraram que os pedidos foram realizados mediante envio de comprovantes falsos, com a identificação da fraude apenas após o fechamento de caixa”.

Condenação foi ajustada após recurso da defesa

Em primeira instância, o homem havia sido condenado a quatro anos de prisão em regime inicial fechado, além de 72 dias-multa. No entanto, após recurso apresentado pela defesa, o Tribunal de Justiça analisou o caso e reduziu a pena.

Com a nova decisão, a condenação foi fixada em 7 meses e 18 dias de reclusão, a serem cumpridos em regime semiaberto, além de 13 dias-multa. Mesmo com a redução, o TJSC manteve o entendimento de que houve prática de estelionato.

Defesa alegou falhas no processo, mas condenação foi mantida

Durante o recurso, a defesa argumentou insuficiência de provas, possíveis nulidades na cadeia de custódia e pediu a revisão da pena. No entanto, o desembargador relator entendeu que a materialidade e a autoria do crime estavam devidamente comprovadas por registros policiais, comprovantes apresentados e provas colhidas em juízo.

A decisão ainda destacou que não houve elementos suficientes para anular o processo, mantendo a condenação, mas ajustando a dosimetria da pena.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...

CDL Caçador debate com prefeito assuntos de interesse do comércio local

Uma comissão da CDL Caçador, formada pela presidente Leila...

Acic promove treinamento de IA para profissionais de RH

O Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de...