Rádios RBV

Aprovação de Lula chega a 52%, com leve oscilação desde outubro

O presidente tem maior apoio no Nordeste e maior desaprovação no Sul

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 52% dos eleitores brasileiros. A reprovação é de 47%, com 1% dos entrevistados sem opinião formada. O levantamento foi realizado entre 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de 1 ponto percentual.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Comparando com outubro, a aprovação subiu um ponto percentual (51% em outubro). Já a reprovação teve uma oscilação de dois pontos (45% em outubro).

Felipe Nunes, diretor da Quaest, comenta que a estabilidade nos números reflete a baixa capacidade do governo em comunicar seus resultados econômicos.

Análise regional e por perfil

A aprovação é mais alta no Nordeste, com 67% de aprovação (69% em outubro). Já no Sudeste, a reprovação permanece em 53%, com aprovação de 44%. No Centro-Oeste e Norte, a reprovação aumentou para 50%, enquanto a aprovação caiu para 48%.

No Sul, 52% desaprovam o governo, com 46% de aprovação.

Entre as mulheres, a aprovação do governo Lula é de 54%, ligeiramente abaixo dos 55% de outubro. Já entre os homens, a aprovação subiu para 49% (48% em outubro).

Veja também

Governo de SC investe R$ 15 milhões em tecnologias contra a dengue

Celulares podem ser proibidos nas escolas de todo o Brasil

A faixa etária também mostra variações: entre os mais jovens (16-34 anos), a aprovação caiu de 53% para 48%, com reprovação subindo para 50%.

Influência da renda e escolaridade

Entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos, 63% aprovam o governo Lula (62% em outubro). Para aqueles com mais de cinco salários mínimos, a reprovação aumentou para 59%, com aprovação de apenas 39%.

No quesito escolaridade, a aprovação é de 60% entre quem tem Ensino Fundamental, 50% entre os de Ensino Médio, e 41% entre os de Ensino Superior. A reprovação entre os mais escolarizados é maior, atingindo 58% entre os com Ensino Superior.

Avaliação geral e principais problemas do país

A avaliação geral do governo Lula mostra que 33% dos entrevistados consideram sua gestão positiva, 31% negativa, e 34% regular. O principal problema apontado pelos brasileiros é a economia (21%), seguido pela violência (20%) e questões sociais (18%).

Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirma que a frustração da população com a situação financeira é evidente. Segundo ele, 61% dos brasileiros acreditam que sua renda está abaixo do esperado, apesar do crescimento do PIB.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina permanece com dia chuvoso

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Previsão do Tempo: Santa Catarina permanece com dia chuvoso

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Pitbull solto causa medo e coloca pedestres em risco em Videira

Um cão da raça pitbull que estava solto na...

Outros Tópicos Interessantes