Jornada de trabalho 6×1: Proposta de fim da escala gera discussões

A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de descanso ganhou destaque neste domingo (10) nas redes sociais. O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A extinção da jornada 6×1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

Publicidade

A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários.

Segundo a deputada, a escala 6×1 é desumana. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse a deputada nas redes sociais.

Veja também

Polícia investiga manipulação de resultados no futebol carioca

Dupla de Fraiburgo conquista segundo lugar no Santa Catarina Canta

A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O governo federal tem monitorado o debate em torno da proposta legislativa de mudança de escala de trabalho. O tema ainda não foi tratado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Agência Brasil/CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tem dinheiro nas bets? Saiba até quando retirar o saldo e como será a devolução

Medida provisória determina o fim dos sites de aposta e estabelece cronograma para retirada de saldos.

Cesta básica sobe 2,80% em setembro e atinge R$ 799,38 em Videira

A alta nos preços dos alimentos foi puxada por itens como tomate, batata e feijão no município catarinense.

Acidente em Videira deixa motorista ferida

Uma mulher de 27 anos ficou ferida após o...

 “Virtuosas” estreia nos cinemas CWB Caçador e Curitibanos

Terror social e humor ácido se encontram em “Virtuosas”,...

Caçadorense conquista vaga na final do Santa Catarina Canta

A voz que já ecoou em centenas de palcos...

Filho admite ter matado pai a facadas após discussão

Um homem de 70 anos foi encontrado morto na...

Napoli/Caçador conhece adversários da fase nacional da Superliga C

O Napoli/Prefeitura de Caçador já conhece os adversários que...

Saúde Mental de Caçador realiza mais de 890 acolhimentos em 60 dias

A Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Caçador...