Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Mais de 48 mil fiéis já passaram pelo velório do Papa Francisco

A expectativa é de que mais de 150 delegações internacionais participem do funeral, que acontece neste sábado (26)

A despedida de Papa Francisco tem mobilizado fiéis de todo o mundo, que seguem em vigília na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desde a abertura das portas na última quarta-feira (23), quase 50 mil pessoas já passaram pelo local para prestar homenagens ao pontífice argentino. O número é expressivo e, segundo o Vaticano, a maior igreja do mundo só fechou por poucas horas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Inicialmente, a previsão era encerrar as visitas à meia-noite (19h de Brasília), mas o templo permaneceu aberto até 5h30 (0h30 de Brasília).

Publicidade

Às 7h (2h no horário de Brasília), os portões reabriram com milhares de pessoas já aguardando do lado de fora.

No primeiro dia completo de velório, 48.600 fiéis passaram diante do caixão, enfrentando filas de até quatro horas.

Veja também

Papa Francisco deixa legado de paz e acolhimento

Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite

Entre a meia-noite e o fechamento, 13 mil pessoas ainda conseguiram entrar na basílica.

“Estou aqui pela grande fé que compartilho com o papa Francisco, foi um grande homem, foi o pai dos últimos, os invisíveis”, relatou Amerigo Iacovacci, italiano de 82 anos, à AFP, enquanto aguardava a entrada.

A capela-ardente seguirá aberta até sexta-feira à noite.

Funeral do Papa

O funeral de Estado reunirá chefes de Estado como Donald Trump, Javier Milei, Luiz Inácio Lula da Silva, o rei Felipe VI da Espanha e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Estima-se a presença de 150 a 170 delegações internacionais, o que levou o governo italiano a reforçar significativamente a segurança em Roma.

O sepultamento de Jorge Mario Bergoglio ocorrerá no sábado, na Basílica de Santa Maria Maior, marcando o primeiro enterro de um papa fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

O corpo está exposto sob o baldaquino barroco da basílica, com rosário entre as mãos, casula vermelha e sapatos pretos, como pediu Francisco em vida, rejeitando cerimônias luxuosas.

Segundo a Santa Sé, os tradicionais ‘Novemdiales’, nove dias de luto papal, terão início no sábado (26).

Um segundo encontro de cardeais será realizado na quinta-feira, porém, o Vaticano descartou a definição imediata da data do conclave, que deve ocorrer entre 15 e 20 dias após a morte.

Mais de dois terços dos 135 cardeais eleitores foram nomeados por Francisco.

Durante o velório, o clima é de emoção profunda.

“Você sente uma sensação de paz”, disse o mexicano Leobardo Guevara, de 26 anos. “Ele foi uma pessoa muito humilde”.

A ítalo-uruguaia Daniela Richino, de 60 anos, que vive em Roma, comentou: “Pareceu uma oportunidade única de ver essa manifestação de fé”.

Controle de acesso

O acesso ao Vaticano segue rígido, com controle semelhante ao de aeroportos.

Há raios-X, detectores de metais, franco-atiradores nos telhados e zonas de exclusão aérea.

Helicópteros da polícia patrulham o céu e equipes antidrone protegem o centro histórico.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PM de Videira apreende mais de 500g de drogas e 34 comprimidos de ecstasy

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Feira de Artesanato especial de Natal movimenta o Largo da Estação em Videira

Videira recebe, entre os dias 20, 21 e 22...

Moto pilotada por menor de 17 anos se envolve em acidente na SC-452

Um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma...

Mais Lidas da semana

Briga generalizada em Salto Veloso deixa duas pessoas feridas

Uma briga generalizada deixou duas pessoas feridas na noite...

Delegado detalha assassinato de irmão em Macieira

O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de...

Justiça endurece penas de trio em caso de homicídio que chocou Pinheiro Preto

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu aumentar...

Justiça interdita Presídio Regional de Videira por superlotação e violações de direitos humanos

A Justiça de Santa Catarina determinou a interdição total...

Colisão entre dois veículos deixa duas pessoas feridas em Caçador

Na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 08h03,...

Outros Tópicos Interessantes