Em 2024, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) enfrentou problemas na emissão de faturas de energia após a implementação de um novo sistema comercial. Cerca de 500 mil catarinenses ficaram sem receber as faturas, e oito meses depois, ainda há 140 mil pessoas afetadas.
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A mudança, realizada em maio de 2024, introduziu o sistema “Conecte”, que integra os serviços da Celesc por meio de um aplicativo e site.
No entanto, a transição causou atrasos na emissão das faturas, principalmente devido a um aumento no número de documentos retidos para análise.
Felipe Apolinário, gerente de Faturamento da Celesc, explicou que a retenção é um procedimento comum, mas, com o novo sistema, mais faturas foram retidas, gerando os atrasos.
Mudança
A transição foi a maior da história da empresa, com mais de mil aplicações desenvolvidas e 20 integrações realizadas. Além disso, foram migradas todas as informações do sistema antigo para a nova plataforma.
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O objetivo era centralizar mais de 80 serviços, incluindo a possibilidade de pagamento via Pix e acesso online.
Apesar dos transtornos, a Celesc garantiu que não haverá corte no fornecimento de energia devido a problemas nas faturas e que os clientes não serão penalizados.
As faturas pendentes serão disponibilizadas em todos os canais digitais, com novos prazos para pagamento.
Orientações
A orientação para os clientes afetados é buscar as faturas no aplicativo da Celesc, pelo número de WhatsApp (48) 99860-0067, ou pelo telefone 0800 048 0120.
A empresa ainda recomenda que os consumidores acessem o site oficial da Celesc para evitar golpes.
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