A ACIAV (Associação Empresarial de Videira) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) apresentaram os dados de uma importante pesquisa sobre o comércio local de Videira. O levantamento foi divulgado na noite de quarta-feira (23), durante o evento “O Futuro do Varejo é Digital”, parte das ações do Festival de Prêmios do Comércio de Videira, realizado com apoio do Sebrae.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O principal objetivo da pesquisa é compreender o comportamento de consumo dos moradores da cidade e da região.
Essas informações são essenciais para os comerciantes, pois ajudam na definição de estratégias mais eficazes de vendas e atendimento ao público.
Perfil dos participantes e hábitos de compra
Entre os respondentes, 63,8% são mulheres, e a maior parte das respostas (53,2%) veio de pessoas com idades entre 30 e 49 anos.
Quanto à renda mensal, 62,3% ganham até R$ 5 mil.
Os dados revelam que 39,4% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas da cidade, enquanto 27,6% fazem compras tanto no comércio local quanto pela internet.
Veja também
Videira implanta nova sinalização de trânsito no bairro Dois Pinheiros
Retorno do Teatro Biriba a Tangará emociona gerações
Outro destaque da pesquisa é o nível de satisfação com o atendimento.
Para 77,2% dos participantes, o atendimento é avaliado como bom ou muito bom.
Os fatores mais valorizados pelos consumidores na hora de escolher um estabelecimento comercial são, nesta ordem:
- bom atendimento,
- promoções e
- qualidade dos produtos.
Preferências e comportamentos do consumidor videirense
A pesquisa mostra também que 64,2% dos entrevistados são clientes fiéis, comprando frequentemente nas mesmas lojas.
Curiosamente, 70,2% costumam pesquisar online antes de adquirir produtos no comércio físico local.
Os itens mais comprados nas lojas de Videira são:
- alimentos e bebidas,
- roupas e calçados, além de
- móveis.
Já pela internet, os campeões de venda são
- eletrônicos,
- roupas,
- calçados e
- acessórios.
Um dado que chama atenção é que 45% dos consumidores afirmaram que ficam sabendo das promoções através do rádio, meio de comunicação forte e de grande relevância para o comércio e comunidade local.
Com relação ao atendimento, 61,3% preferem ser atendidos por vendedores, enquanto 38,7% optam pelo autoatendimento.
Além disso, muitos consumidores demonstraram interesse por horários estendidos, com destaque para o período após as 18h30.
Análise das entidades sobre os resultados
Para a presidente da ACIAV, Cristiane Corso, os dados revelam informações estratégicas para os lojistas.
“São dados importantes para os lojistas, que nos mostra, por exemplo, o quanto o bom atendimento é fundamental. Outro apontamento interessante é o quanto as pessoas utilizam os meios digitais, tanto para conhecer produtos quanto as empresas. Mesmo que a maioria ainda prefira comprar no comércio local, a internet é uma ferramenta bastante utilizada para busca de informações”, destaca.
Já o presidente da CDL, Felipe Parizotto, acredita que os números reforçam a força do comércio videirense.
“Percebemos que o nosso comércio continua sendo a escolha majoritária para as compras efetuadas pelos consumidores em relação à internet. São dados significativos para o empresariado videirense. Além disso, cabe salientar a percepção de que o consumidor da nossa região prioriza preços baixos, promoções e atendimento como primordiais na hora de efetuar suas compras. Campanhas com sorteio de prêmios tiveram um resultado que fará com que as entidades repensem o foco sobre o tema”, completa.
O estudo foi realizado com base nas respostas de 3.465 participantes, por meio de um formulário online.
A pesquisa completa pode ser acessada no link: https://is.gd/SoStxT
Nossas Redes Sociais