A Venezuela voltou atrรกs na decisรฃo de aplicar tarifas de 77% sobre produtos brasileiros e restabeleceu nesta segunda-feira (28) a isenรงรฃo de impostos para mercadorias com certificado de origem, conforme previsto em acordo bilateral.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTรCIAS
O recuo ocorre apenas trรชs dias apรณs o anรบncio das tarifas, feito na sexta-feira (25), e foi motivado por pressรฃo diplomรกtica e comercial, que alertou para os impactos negativos sobre o comรฉrcio transfronteiriรงo.
A decisรฃo do presidente Nicolรกs Maduro garante a continuidade das exportaรงรตes brasileiras para o paรญs vizinho e evita prejuรญzos diretos a pequenos e mรฉdios empresรกrios, principalmente na regiรฃo Norte.
Veja tambรฉm
Empresas do Sul do Brasil avaliam transferir produรงรฃo para a Argentina apรณs tarifaรงo dos EUA
Petrobras reduz 14% o preรงo do gรกs para distribuidoras; veja impacto
O governador de Roraima, Antรดnio Denarium (Progressistas), comemorou a medida e destacou a Venezuela como rota estratรฉgica para a entrada de produtos brasileiros. O recuo foi considerado essencial para manter empregos, arrecadaรงรฃo de impostos e o dinamismo da economia local.
A articulaรงรฃo diplomรกtica foi liderada por Eduardo Ouchรฉ, presidente da Cรขmara Venezuelana de Roraima, que enviou carta ร embaixadora do Brasil em Caracas pedindo apoio para reverter a medida. O governo de Roraima tambรฉm atuou como mediador no processo.
โAgradecemos tambรฉm o apoio do governo de Roraima, que se colocou ร disposiรงรฃo para colaborar na soluรงรฃo desse impasseโ, disse Ouchรฉ.
A suspensรฃo temporรกria da isenรงรฃo havia causado instabilidade no setor comercial, num momento em que as relaรงรตes entre Brasil e Venezuela jรก estavam fragilizadas desde que o presidente Luiz Inรกcio Lula da Silva (PT) nรฃo reconheceu a reeleiรงรฃo de Maduro em 2024.
Com o restabelecimento da isenรงรฃo, os laรงos econรดmicos e diplomรกticos sรฃo retomados, garantindo estabilidade ร s trocas bilaterais e reafirmando a importรขncia da integraรงรฃo regional.
Nossas Redes Sociais