O que é o “café fake” e quais são os riscos que ele pode gerar

Abic alerta que produtores de "café fake" misturam cascas, folhas, açúcar e até terra

Nas últimas semanas, um novo tipo de café, conhecido como “café fake”, surgiu nas prateleiras de supermercados, oferecendo preços reduzidos, até metade do valor dos cafés tradicionais. Porém, esse produto tem gerado preocupações entre especialistas pela possível fraude e riscos à saúde.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com Pavel Cardoso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o “café fake” não segue os preceitos do Código do Café e é considerado inadequado para o consumo.

Publicidade

A Abic destaca que as empresas que produzem este tipo de café misturam outros elementos aos grãos, como cascas, folhas, açúcar e, em alguns casos, até terra.

Apesar de saberem que o produto é de baixa qualidade, muitos consumidores optam pelo “café fake” por ser mais barato, principalmente devido aos impactos da alta da inflação no preço do café.

Veja também

18 pessoas são resgatadas de trabalho escravo na colheita da uva

Criminosos invadem propriedade rural, matam porcos e levam itens

A Abic emitiu um alerta para os órgãos públicos e associações de supermercados sobre os riscos desse tipo de produto, reforçando que as informações nas embalagens não podem ser alteradas de forma indevida.

A Abic emitiu um alerta para os órgãos públicos, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e associações estaduais de mercados, sobre os riscos desse tipo de produto, destacando que as empresas não podem alterar as informações nas embalagens.

Cafés desclassificados

Além disso, em novembro de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta sobre sete marcas e lotes de café torrado que foram desclassificados e considerados impróprios para o consumo.

As marcas afetadas incluem Conquista, Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro.

O que é o "café fake" e quais são os riscos que ele pode gerar
Foto: Divulgação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tempo em SC: Sol predomina e temperaturas sobem nesta quarta-feira (22)

Na quarta-feira (22), o tempo volta a ficar firme...

Festival da Canção de Videira acontece neste fim de semana com mais de 150 inscritos

O município de Videira se prepara para receber um...

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...

Incêndio destrói construção às margens do Rio do Peixe em Pinheiro Preto

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (21) mobilizou...