Ícone do site PortalRBV

Pix terá devolução automática em casos de golpe a partir de outubro

Pix terá devolução automática em casos de golpe a partir de outubro

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (28), o Banco Central (BC) divulgou uma nova resolução que atualiza o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, reforçando a segurança e agilidade na devolução de valores em casos de fraude ou coerção.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A partir de 1º de outubro, o MED passará a funcionar totalmente por autoatendimento digital, sem exigir contato com o atendimento humano da instituição financeira.

Todos os bancos participantes deverão oferecer essa funcionalidade diretamente no ambiente Pix dos aplicativos.

Essa mudança permitirá que o usuário conteste transações suspeitas com rapidez, aumentando a chance de bloquear recursos ainda presentes nas contas dos fraudadores.

“O que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

Outra inovação prevista na resolução é a capacidade de identificar os caminhos percorridos pelos recursos desviados.

Assim, o sistema permitirá devoluções a partir de outras contas envolvidas, não apenas a que recebeu inicialmente o valor — resolução importante, já que fraudadores costumam transferir rapidamente os valores.

Essas informações sobre os fluxos de recursos serão compartilhadas entre os agentes financeiros. A devolução dos valores poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação.

Esse novo modelo será opcional a partir de 23 de novembro de 2025, mas se tornará obrigatório em fevereiro de 2026.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, afirma o Banco Central.

Desde sua criação em 2021, o MED se aplica apenas para casos comprovados de fraudes ou erros operacionais bancários. Ele não cobre desacordos comerciais ou envios de Pix acidentais por digitação incorreta da chave.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile