SC registra fechamento de 128 mil empresas em um ano

No total, Santa Catarina possui 1,4 milhão de empresas ativas

Santa Catarina, entre julho de 2023 e julho de 2024, registrou fechamento de 128.241 empresas de médio e pequeno porte. Em contrapartida, nesse mesmo período, 256.142 empresas foram abertas no estado. O saldo positivo demonstra que 127.901 empresas se mantiveram ativas. Os dados são da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Diego Amorim, diretor de registro da Jucesc, explicou que, ao fechar um empreendimento, o empresário não precisa informar o motivo, dificultando a compreensão das razões dos fechamentos.

Publicidade

Entretanto, Amorim destacou que ainda há reflexos da pandemia da Covid-19, que impactam esses números.

“Muitas pessoas fecham uma empresa para abrir outra ou se tornam sócias de outra já existente. Na pandemia, muitos microempreendedores surgiram e, no pós-pandemia, muitos fecharam, refletindo nos números” destacou.

Veja também

Exportação de frutas do Brasil passa US$ 511 milhões no primeiro semestre

Comércio de Videira tem expectativa otimista com o Dia dos Pais

Se analisado individualmente, julho de 2024 apresentou um número alto de baixas de empresas em comparação a julho de 2023, com um aumento de 59,29% de fechamentos.

Segundo Amorim esse número é fora do padrão em relação aos anos anteriores, com 11.898 empresas fechadas somente em julho de 2024.

Na comparação entre os períodos de 2020/2021 e 2021/2022, as baixas variaram em cerca de 30,43%. Entre 2021/2022 e 2022/2023, o aumento foi de 27,29%. Já entre 2022/2023 e 2023/2024, a variação foi de 22,46%.

Florianópolis liderou na abertura de micro e pequenas empresas, com saldo de 28.740, seguida por Joinville, Blumenau e Itajaí.

O comércio e varejo foi o setor que mais abriu novas empresas, com 50.027 novos CNPJs, seguido por transporte, armazenagem e correio, e atividades administrativas.

No total, Santa Catarina possui 1,4 milhão de empresas ativas, majoritariamente micro e pequenas.

Apesar dos fechamentos, o saldo positivo indica um cenário de resiliência e recuperação econômica no estado.

Fonte:
Portal RBV/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cuca com abacaxi é a segunda receita finalista do Concurso da Cuca

A gastronomia regional ganha mais um destaque nas comemorações...

Administração de Pinheiro Preto lamenta morte do cantor Rick

A Administração Municipal de Pinheiro Preto manifestou profundo pesar...

Fritadeira esquecida ligada provoca incêndio em restaurante no Centro de Joaçaba

Um incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde...

Quarta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

A quarta-feira (23) será marcada pela presença de uma...

Câmara de Videira tem sessão com sete projetos e homenagem à Unoesc

Os vereadores da Câmara de Videira se reúnem nesta...

Sebrae/SC e CDL Fraiburgo promovem Missão Técnica

Empresários de Fraiburgo participaram nos dias 17 e 18...

Coleta seletiva de Videira ganha reforço com novo caminhão

A coleta seletiva de Videira ganhou um novo reforço...