A Câmara de Vereadores de Tangará inaugurou, nesta segunda-feira (22), a Galeria Lilás, um espaço dedicado à valorização e ao reconhecimento das mulheres que fizeram parte da história do Legislativo municipal. A solenidade marcou uma noite considerada histórica para o parlamento tangaraense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa busca preservar a memória política local e destacar a contribuição feminina na construção da democracia no município.
Projeto reconhece trajetória de vereadoras desde a década de 1990
A ação evidencia o papel das mulheres na política de Tangará, onde as primeiras vereadoras foram eleitas a partir da década de 1990. Desde então, 11 mulheres já ocuparam cadeiras no Legislativo municipal.
Veja também
Solidariedade beneficia recém-nascidos e pacientes no hospital de Videira
SAMU registra mais de 7,3 mil atendimentos por quedas em SC e alerta para riscos
A criação da Galeria Lilás foi proposta pela vereadora Zeila Albiero e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O projeto foi oficializado por meio da Resolução nº 034, de 07 de abril de 2026.
Segundo a autora da proposta, o espaço vai além da preservação histórica, funcionando também como incentivo para que novas gerações de mulheres participem da vida pública.
Homenagens destacam trajetória e desafios das parlamentares
Durante a solenidade, a vereadora Maria Miria ressaltou a importância da coragem das primeiras mulheres eleitas e as dificuldades enfrentadas ao ingressar na política local. Ela destacou ainda a relevância da presença feminina no fortalecimento da democracia.

Algumas homenageadas também se manifestaram durante o evento. A ex-vereadora Regina Oneda Mello, que exerceu dois mandatos entre 1993 e 2000, afirmou sentir-se honrada pelo reconhecimento e reforçou a importância da participação equilibrada entre homens e mulheres na política.
Outra manifestação foi da ex-vereadora Euzenir Cansan, que destacou a determinação das mulheres tangaraenses e defendeu maior participação feminina no Legislativo municipal.
Sessão solene reúne homenageadas e familiares
O evento contou com a presença de familiares e representantes das homenageadas. Das 11 vereadoras incluídas na Galeria Lilás, sete estiveram presentes, duas foram representadas por familiares e duas foram homenageadas in memoriam.
Entre os momentos marcantes, a senhora Eliane Everling Comachio, representando a ex-vereadora Maria Inelda Everling, relembrou contribuições importantes, como a implantação da casa mortuária e o apoio à instalação da empresa Valpasa no município.

A sessão solene foi encerrada com manifestações de reconhecimento ao protagonismo feminino na história de Tangará, destacadas pelo presidente da Câmara, vereador Mauri da Costa. A Galeria Lilás passa a integrar o plenário, reunindo registros e fotografias das vereadoras que contribuíram para o Legislativo local.
Homenageadas
- Maria Inelda Everling (in memoriam) – Vereadora nas legislaturas de 1993 a 1996 e 1997 a 2000
- Regina Oneda Mello – Vereadora nas legislaturas de 1993 a 1996 e 1997 a 2000
- Euzenir Cansan – Vereadora na legislatura de 1997 a 2000
- Maria de Lourdes Gomes de Oliveira – Vereadora na legislatura de 2001 a 2004
- Mara Regina Tomaz Velho Butzen Simionatto (in memoriam) – Vereadora nas legislaturas de 2001 a 2004 e 2005 a 2008
- Girlene Adriana Ciarnoski Borsoi – Vereadora na legislatura de 2013 a 2016
- Fernanda Dalmolin – Vereadora na legislatura de 2013 a 2016
- Zeila Teresinha da Silva Albiero – Vereadora nas legislaturas de 2013 a 2016, 2017 a 2020 e 2025 a 2028
- Rosely de Oliveira Debastiani – Vereadora na legislatura de 2017 a 2020
- Maria Miria Rambo da Silva – Vereadora nas legislaturas de 2017 a 2020, 2021 a 2024 e 2025 a 2028
- Neiva Manica Kerwal – Vereadora nas legislaturas de 2021 a 2024 e 2025 a 2028




