Uma pesquisa inédita do Ipespe revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os nomes com maior potencial de serem bons chefes do Executivo federal nas eleições de 2026. Segundo o levantamento, 40% dos brasileiros acreditam que Lula seria um bom presidente se fosse reeleito, enquanto 57% discordam. O petista lidera o ranking, mas apresenta um saldo negativo de 17 pontos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Tarcísio aparece em segundo lugar, com 35% dos entrevistados considerando-o uma boa opção para a presidência. No entanto, o saldo do governador é negativo em 12 pontos, com 47% dos participantes afirmando que ele não seria uma boa escolha.
A pesquisa também revela que a desaprovação ao governo de Lula é de 54%, com apenas 41% de aprovação.
Lula tem índices mais altos de apoio entre jovens e eleitores do Nordeste, enquanto Tarcísio se destaca entre os desaprovadores de Lula, com 60% de aprovação nesse segmento.
Veja também
Brasil exporta mais de 219 mil toneladas de carne bovina em fevereiro
Bolsonaro mantém esperança em um acordo entre Jorginho Mello e João Rodrigues
Outros nomes como Fernando Haddad, Eduardo Bolsonaro, e Simone Tebet aparecem no topo, mas com percentuais mais baixos em relação a Lula e Tarcísio.
O levantamento, realizado entre 20 e 25 de março com 2.500 eleitores, também introduziu o conceito de “ranking de presidenciabilidade”, criado pelo cientista político Antonio Lavareda.
A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e visa acompanhar a evolução da preferência eleitoral para as próximas eleições presidenciais.
Nossas Redes Sociais