Rádios RBV

Menu

Bombeiros registram mais de 1.700 salvamentos por afogamento em sete dias

Além disso, foram registrados 2.012 casos de crianças perdidas e localizadas com a ajuda dos Guarda-Vidas

Entre os dias 07 e 13 de janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 1.761 salvamentos por afogamento, um aumento de 27,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a temporada 2023/2024, o número foi de 1.384, enquanto na temporada 2022/2023, registrou-se 1.793 salvamentos. O aumento significativo está diretamente relacionado ao fluxo de turistas nas praias catarinenses.

Com previsão de até 3,1 milhões de turistas durante a alta temporada, o Governo de Santa Catarina tem intensificado ações para garantir a segurança nas praias.

Para isso, o efetivo de guarda-vidas civis e militares foi reforçado, proporcionando um atendimento mais eficiente em todas as regiões do estado.

Aumento de ocorrências com crianças perdidas e encontradas

Outro dado importante é o aumento nas ocorrências de crianças perdidas e encontradas.

Entre 07 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados 2.012 casos, representando um aumento de 36,6% em relação à temporada anterior.

Veja também

Duas apostas de SC levam mais de 75 mil reais na Mega-Sena

Lista de aprovados no Concurso Nacional Unificado será antecipada

Este aumento pode ser atribuído tanto ao maior número de turistas quanto às ações preventivas realizadas pelo CBMSC.

Para garantir a segurança das crianças, os postos de guarda-vidas oferecem pulseiras de identificação gratuitas.

Ao chegar à praia, os responsáveis podem solicitar a pulseira, que é impermeável, permitindo que a criança entre no mar sem risco de apagamento das informações.

Ações preventivas e educação no litoral

Além dos salvamentos, os guarda-vidas estão focados em ações preventivas. Todos os dias, orientam os banhistas sobre os perigos do mar e a importância de respeitar as sinalizações de bandeiras.

O Programa Golfinho, que visa educar crianças sobre segurança no mar, também está sendo realizado em diversas praias e cidades do interior de Santa Catarina.

Risco de afogamento e a importância da sinalização

Embora o número de salvamentos tenha sido alto, o período de 07 a 13 de janeiro registrou apenas um óbito por afogamento. Uma vítima de 34 anos faleceu na Praia do Campeche, em Florianópolis, após entrar no mar em uma área sinalizada com bandeira vermelha, indicando alto risco devido à corrente de retorno.

O CBMSC reforça a importância de respeitar as bandeiras de sinalização.

A bandeira verde indica baixo risco, a amarela alerta para risco moderado e a vermelha aponta alto risco.

Para saber em tempo real qual bandeira está em cada praia, basta baixar gratuitamente o aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e iOS.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
CBMSC | Imprensa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes