A Polícia Militar prendeu, na tarde desta segunda-feira (20), um homem de 33 anos acusado de aplicar um golpe com arrecadação falsa de roupas em Blumenau, no bairro Água Verde. Ele se passava por voluntário de uma entidade social e coletava donativos que seriam, supostamente, destinados à caridade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a PM, o suspeito abordava moradores e afirmava representar uma Organização da Sociedade Civil (OSC).
Ele dizia arrecadar roupas para a Associação Desafio Nova Vida, inclusive usando um crachá com nome da entidade. Após denúncias de estelionato, a polícia localizou o veículo usado nas coletas e realizou a abordagem.
Durante a verificação, os policiais descobriram que a entidade mencionada pelo suspeito constava como baixada no sistema, ou seja, não estava mais em funcionamento.
Veja também
Ministério Público denuncia agressões a crianças de 2 e 3 anos em creche de SC
Santa Catarina tem 4ª maior queda na venda de bebidas no país
Dentro do carro, foram encontradas 31 sacolas com roupas, calçados, bolsas e mochilas, além de blocos de bilhetes usados na falsa campanha.
O veículo também transportava outras três pessoas, que afirmaram trabalhar sob ordens do abordado. Eles recebiam R$ 15 por sacola arrecadada, segundo relataram às autoridades.
Após ser confrontado novamente, o homem confessou que as roupas seriam vendidas a uma fábrica de estopas, e o dinheiro arrecadado seria depositado na conta de uma terceira pessoa.
Com isso, o valor serviria para pagar os ajudantes e cobrir despesas pessoais, descaracterizando qualquer atuação voluntária legítima.
Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao suspeito por suspeita de estelionato, e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos, o carro utilizado e as testemunhas do caso.