Rádios RBV

Menu

Fiscalização de transporte por aplicativo e motos irregulares é intensificada em Videira

Ortravi reforça orientações e coíbe motoristas e motociclistas que atuam de forma ilegal no município. Denúncias da população motivam ações mais rígida


A fiscalização no trânsito de Videira tem se intensificado nos últimos dias, especialmente sobre motoristas de transporte por aplicativo e motociclistas que circulam de forma irregular. Segundo o Ortravi (Órgão de Trânsito de Videira), as ações visam coibir práticas ilegais e garantir mais segurança para condutores e passageiros. As denúncias da população têm sido decisivas para orientar a atuação da equipe de fiscalização.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com o crescimento do número de motoristas atuando em transporte por aplicativo em Videira, o Ortrave alerta sobre a importância de seguir as exigências legais. A agente de trânsito Franciele Vian explica que muitos condutores estão realizando corridas de forma irregular, sem o devido cadastro em plataformas digitais e sem atender às normativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O motorista de aplicativo precisa estar cadastrado em uma plataforma, ter o Exercício de Atividade Remunerada na CNH, veículo regularizado, MEI ativo e cumprir as regras da lei federal. Não basta pegar o carro e sair fazendo corridas por fora”

Além da questão documental, todas as corridas devem estar registradas em um aplicativo homologado. Corridas feitas “por fora” são consideradas ilegais e colocam passageiros em risco, especialmente pela falta de seguro e garantias mínimas de segurança.

Veículos com escapamentos irregulares também estão na mira

Outro foco de fiscalização são as motocicletas com escapamentos abertos ou adulterados. Segundo Carlos Iago Machado, autoridade de trânsito do Ortravi, há inúmeras denúncias sobre motos que circulam com barulho excessivo, o que tem perturbado o sossego dos moradores — especialmente em regiões como as ruas 15 de Novembro e Saul Brandalise.

“Muitos escapamentos são feitos artesanalmente, sem silenciador ou proteção térmica, e isso contraria a legislação. Se for um escapamento esportivo legalizado, com selo do Inmetro, não há problema”

A ação não visa prejudicar os profissionais que trabalham de forma regular, como motoboys e entregadores, mas sim garantir que todos sigam as normas. A prioridade é a redução da poluição sonora e a preservação da segurança no trânsito.

As ações de fiscalização já começaram neste ano com foco no transporte escolar, e agora estão sendo ampliadas para os aplicativos de transporte de passageiros e motos irregulares. O Ortravi reforça que segue aberto para orientar a população e que as denúncias podem ser feitas diretamente ao órgão.

“Estamos buscando dar uma resposta positiva à sociedade. As fiscalizações são feitas com responsabilidade, para garantir um trânsito mais seguro e organizado para todos”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior e Fabiano Trindade | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Hospital Maice enfrenta superlotação em setores de urgência

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta superlotação nas unidades...

1º Rosas Fight reúne 50 mulheres em aula de defesa pessoal em Canoinhas

O 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas promoveu,...

Homem é preso em Lebon Régis por estupro de vulnerável

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

TV 3.0 é oficializada no Brasil com presença da ACAERT

O Brasil deu um passo histórico na televisão com...

Mais Lidas da semana

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e sol no Grande Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher de 38 anos desaparece em Lebon Régis

A família de Dilair Pires Furtado, de 38 anos,...

Homem é preso por violência contra crianças em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina registrou na noite...

Outros Tópicos Interessantes