Golpistas se passam por juízes em tentativas de fraude na comarca de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina.Os criminosos estão enviando falsas intimações do Poder Judiciário por e-mail e WhatsApp e até se passando por juízes para pedir dinheiro a terceiros, com a justificativa de cadastramento como motorista de magistrado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acompanha os casos e reforça que o TJSC não solicita dados financeiros, senhas ou transferências bancárias. As intimações oficiais são feitas apenas pelo sistema eproc ou por oficiais de justiça identificados.
No chamado golpe da falsa intimação, as vítimas recebem links maliciosos para supostas convocações judiciais. Já no golpe do falso juiz, o contato ocorre por telefone, com uma oferta de trabalho falsa vinculada ao Judiciário.
Veja também
Mais de 850 irregularidades são identificadas em operação contra fraude nas maquininhas em SC
Fábrica clandestina em SC é alvo da Polícia Federal por bebida com metanol
O TJSC orienta a não clicar em links suspeitos, bloquear o número e comunicar imediatamente o fórum e a delegacia mais próxima. Registrar um boletim de ocorrência é essencial para ajudar nas investigações e evitar novas vítimas.
Intimações legítimas por WhatsApp
O tribunal lembra que oficiais de justiça podem, sim, realizar intimações por meios digitais, conforme as Circulares n. 76/2020 e 222/2020 da Corregedoria-Geral da Justiça. Nesses casos, o servidor apresenta crachá funcional e envia o mandado judicial em PDF, podendo solicitar apenas um documento de identidade para confirmar o recebimento.
O TJSC também alerta sobre outros golpes já registrados no estado, como os do falso precatório, falso advogado, falsa decisão judicial e falso juiz-corregedor. Em caso de dúvida, a orientação é buscar o fórum da comarca antes de qualquer ação.