Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Médico do SUS em SC é demitido após mais de 60 faltas

O cardiologista temporário alegou falhas no ponto eletrônico e transtorno de déficit de atenção

A Justiça de Santa Catarina rejeitou o mandado de segurança solicitado por um médico demitido da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. O governo estadual havia determinado a demissão após constatadas faltas recorrentes sem justificativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Grupo de Câmaras de Direito Público do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) divulgou a decisão nesta terça-feira (04).

Publicidade

Durante um período de um ano, o médico acumulou mais de 60 dias de ausência intercalada ao trabalho, comprometendo suas funções no hospital.

O profissional atuava temporariamente como cardiologista, mas foi desligado por inassiduidade habitual, quando faltas se repetem sem apresentação de justificativas.

A Lei Complementar Estadual n. 323/2006 prevê que ausências recorrentes configuram esse tipo de conduta.

Defesa do médico

Em sua defesa, o médico alegou que nunca deixou de trabalhar por mais de 30 dias consecutivos e que suas faltas ocorreram devido a falhas no ponto eletrônico e a um transtorno de déficit de atenção.

Ele também questionou formalmente o PAD (Processo Administrativo Disciplinar), argumentando que o ato descreveu sua conduta como abandono de cargo, e não inassiduidade habitual, o que, segundo ele, violaria o devido processo legal e o direito de defesa.

Justificativa do redator sobre as alegações

O relator do caso rejeitou essas alegações, afirmando que o servidor teve ampla oportunidade de se defender e respondeu aos fatos apresentados, independentemente da classificação legal utilizada.

O acórdão ainda cita precedentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e reforça que as ausências foram comprovadas.

Além disso, a Justiça afastou a tese de cerceamento de defesa, ressaltando que o médico foi notificado e teve prazo para apresentar laudos médicos ou documentos, mas não forneceu provas suficientes para justificar suas faltas.

Dessa forma, a decisão mantém a demissão do médico da Maternidade Carmela Dutra, reafirmando a importância da assiduidade no serviço público e da observância das normas legais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Assinatura do acordo UE–Mercosul promete impulsionar exportações do agronegócio catarinense

A assinatura do Acordo União Europeia–Mercosul, prevista para este...

Polícia encontra corpo de jovem após confissão do pai

A Polícia Civil localizou, na tarde desta sexta-feira (16),...

Caçadorense celebra 100 anos no ILPI São José

A tarde desta sexta-feira (16) foi marcada por emoção,...

Final de semana terá temporais em Santa Catarina

A passagem de uma frente fria deixa o tempo...

Imposto de Renda em 2026: quem ganha até R$ 5 mil ainda precisa declarar

O ano de 2026 já começou trazendo uma série...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Homem pula da Ponte do Castelhano e é salvo pela PM

A Polícia Militar salvou a vida de uma pessoa...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Outros Tópicos Interessantes