Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Senado aprova cadastro nacional de pedófilos e agressores sexuais

O projeto agora segue para sanção do presidente da República

O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que estabelece um Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A medida, proposta pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), visa aumentar a transparência e a segurança pública ao permitir a consulta pública de dados sobre condenados por crimes contra a dignidade sexual, como estupro e exploração sexual.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Atualmente, informações sobre esses crimes ocorrem sob sigilo. Com a aprovação, o nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de condenados em primeira instância serão publicados. Se o réu for absolvido, seus dados retornarão ao sigilo.

Publicidade

Buzetti ressaltou a necessidade dessa mudança ao afirmar que, enquanto é possível verificar condenações por homicídio ou tráfico de drogas, os crimes sexuais permanecem ocultos.

“Quem são as vítimas de estupro e pedofilia? Mulheres e crianças. Essa aprovação é um passo importante para garantir a igualdade e a proteção das vítimas,” afirmou a senadora.

O projeto também prevê que os dados estarão disponíveis ao público por dez anos após o cumprimento da pena, salvo em casos de reabilitação.

Veja também

Mais de 130 mil trabalhadores assinam carteira em SC em 2024

Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas

Os defensores da proposta argumentam que o cadastro é uma ferramenta essencial para prevenir novos crimes, especialmente em contextos como escolas e instituições que atendem crianças. “Esse cadastro pode evitar que estabelecimentos contratem pessoas condenadas por pedofilia,” destacou um dos apoiadores.

O senador Marcos Rogério (PL-RO), relator do projeto, enfatizou a importância da transparência no sistema de justiça. “Esse projeto amplia o interesse público e a transparência, ao mesmo tempo que preserva, de forma parcial, a intimidade do réu,” afirmou.

Ele também destacou que informações sobre as vítimas e detalhes das investigações continuarão sob sigilo para proteger sua dignidade.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também elogiou a aprovação, afirmando que o Parlamento não tolera mais o abuso sexual no Brasil. “As crianças agradecem essa medida. Estamos enviando um recado claro à sociedade,” declarou.

Com a aprovação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, o Senado dá um passo significativo em direção à proteção das vítimas e ao fortalecimento da segurança pública.

O projeto agora segue para sanção do presidente da República, podendo se tornar uma importante ferramenta de prevenção e combate a crimes sexuais no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Senado

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 133/2025 Pregão Eletrônico n. 61/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Relatório americano revela domínio das apostas ilegais no Brasil

Um estudo da empresa norte-americana Yield Sec revelou que...

Seleção Brasileira finaliza preparação para duelo contra Senegal e Tunísia

A Seleção Brasileira completou nesta terça-feira (11), em Londres,...

Videira gera 161 empregos formais em setembro e cresce 224% em 2025

Após uma leve oscilação registrada em agosto, o mercado...

Primeira edição do Prêmio Propulsão valoriza núcleos empresariais de Videira

A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) promoveu, no dia...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Identificado homem encontrado morto em Caçador

Foi identificado como Paulo Sergio dos Santos “Neguinho”, 37...

Outros Tópicos Interessantes