Vendaval causa estragos em área agrícola no interior de Videira

O ciclone extra-tropical atingiu a cidade com ventos de até 48,3 km/h, causando estragos em galpões e residências

A cidade de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, registrou vendaval e possíveis redemoinhos na tarde de sexta-feira, 7, mas os danos foram pontuais graças à preparação da Defesa Civil e da prefeitura.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Luiz Fernando Gardini, secretário de Planejamento de Videira, as ações começaram assim que a cidade recebeu informações sobre a chegada de um ciclone extra-tropical à região.

Publicidade

“Desde quando tivemos a informação da vinda de um ciclone extra-tropical para a região, nós já começamos a tomar providências”, afirmou.

Ainda na quarta-feira, a equipe municipal reforçou obras de drenagem nas ruas Capitão Ribas e Adelberto Leal, em áreas de risco de enchentes. Além disso, a prefeitura se precaveu com lonas e manteve equipes de prontidão, considerando que o fenômeno poderia ocorrer entre 15h de sexta e 3h da madrugada de sábado.

“Então, nós tínhamos que estar com as equipes preparadas nesse horário, porque poderia ter a ocorrência de temporais e até mesmo ciclone”, explicou Gardini.

De acordo com os radares, o epicentro do ciclone não passou diretamente por Videira, e os ventos registrados na cidade chegaram a 48,3 km/h, provocando danos pontuais em residências e galpões.

“Se a gente pegar na lista de Santa Catarina, ele está entre os maiores registros, mas aqui pegamos apenas o entorno”, disse o secretário.

Redemoinho registrado nas comunidades

Na comunidade de São Roque, moradores relataram que possivelmente ocorreu um redemoinho, fenômeno comum em áreas de estabilidade e no encontro de frentes frias com massas de ar quente.

“Graças a Deus, a casa da propriedade não foi atingida, apenas estruturas auxiliares”, afirmou Gardini.

O secretário reforçou que a Defesa Civil estava totalmente preparada e que, apesar do susto do vendaval, não houve necessidade de atendimentos emergenciais.

“A população pode ficar tranquila, pois estamos prontos para qualquer ocorrência”, concluiu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Araceli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quanto custavam as coisas em 2002? Veja os preços do ano do penta

O ano de 2002 ficou marcado pela conquista do...

Governo de SC aciona Procuradoria após declaração de Lula sobre catarinenses

O Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Procuradoria-Geral...

Parreira é sedado após piora clínica e passa por cirurgia

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, de...

Copa do Mundo 2026: mata-mata começa neste domingo

A fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026...

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...