Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tornado deixa cinco mortos e mais de 400 feridos no Paraná

O fenômeno, classificado como F2, trouxe ventos de até 250 km por hora, destruiu cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu

Na tarde desta sexta-feira (7), a passagem de um tornado deixou um rastro de devastação no estado do Paraná. Conforme a Defesa Civil do Paraná, cinco pessoas morreram e mais de 430 ficaram feridas — quatro óbitos em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Imagens da localidade mostram casas destelhadas, imóveis seriamente danificados e postes de energia tombados ao chão.

Publicidade

No início da noite, o Corpo de Bombeiros do Paraná informou cinco mortes, mas durante a madrugada o número foi ajustado para quatro, ao constatar que uma vítima havia sido registrada em duplicidade — em Rio Bonito do Iguaçu e também em Laranjeiras do Sul.

Já na manhã de sábado (08), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava, elevando o total novamente a cinco.

Moradores relataram que o tornado se formou junto com uma forte tempestade, rajadas intensas de vento e granizo.

A Defesa Civil estima que cerca de 80% da cidade ficou destruída, registrando tanto destelhamentos quanto colapsos estruturais de edificações.

Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu está localizada a aproximadamente 400 km de Curitiba. As autoridades afirmaram ter suspeitas de que mais pessoas possam estar soterradas sob os escombros. Um hospital de campanha foi rapidamente montado no município para atender à crescente demanda de feridos.

Às 19h da sexta-feira, mais de 3 000 imóveis em Rio Bonito do Iguaçu estavam sem energia elétrica e o abastecimento de água também foi afetado.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que equipes de diversas regiões, incluindo de Curitiba, foram mobilizadas para reforçar as operações.

“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse ele.

Além de ambulâncias terrestres, aeronaves foram enviadas para auxiliar nas operações de resgate, conforme informou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

O tornado

A tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O fenômeno foi classificado preliminarmente como de intensidade F2, com ventos estimados entre 180 km/h e 250 km/h.

Técnicos avaliam se em alguns pontos do município as rajadas ultrapassaram os 250 km/h, o que poderia elevar a classificação para F3. Além de Rio Bonito do Iguaçu, estragos também foram registrados nos municípios de Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Municípios comunicam cancelamento das aulas na terça-feira

Em virtude da previsão do ciclone extratropical que se...

Governo de SC suspende aulas da Rede Estadual devido à chegada de ciclone

O Governo do Estado de Santa Catarina decidiu suspender...

Homem é detido com revólver e mais de meio quilo de maconha

Homem é detido com revólver e mais de meio...

Napoli/Caçador é campeão da Liga Serrana de Vôlei Sub-14

O Napoli/Prefeitura de Caçador conquistou neste sábado, 6, o...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Vacina contra bronquiolite para bebês e gestantes chega ao SUS em SC

Santa Catarina receberá quase 26 mil doses de vacina...

Outros Tópicos Interessantes