Rádios RBV

Menu

Justiça derruba liminar que impedia nomeação de Filipe Mello

O filho do governador Jorginho Mello, havia sido indicado pelo pai para assumir a Casa Civil, mas estava impedido por uma liminar

Fonte:
G1

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) derrubou a decisão liminar (temporária) que impediu a nomeação de Filipe Mello, filho do governador do Estado, Jorginho Mello (PL), para o cargo de secretário estadual da Casa Civil. A determinação judicial foi feita pelo desembargador Gilberto Gomes da Silveira na tarde desta segunda-feira (8).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A liminar havia sido concedida ao PSOL na quinta-feira (4). A defesa afirmou em nota que “o Partido tomará todas as medidas cabíveis por meio de sua assessoria jurídica” 

- Publicidade -

Após a primeira decisão, que impediu a nomeação, a Procuradoria-Geral do Estado entrou com recurso, que foi julgado nesta segunda.

Veja também

Inscrições em programa de formação gratuita do Sesc terminam dia 12

Exportação de carne de frango aumenta 48,8% em relação a janeiro/23

Decisão

A determinação de impedir a nomeação de filho do governador foi dada pelo desembargador substituto João Marcos Buch, que citou citou, entre outros argumentos, o decreto estadual 1.836/2008, que “veda a nomeação de cônjuge, companheiro(a) ou parente, para cargo em comissão, de confiança ou de função gratificada na administração pública estadual direta e indireta”.

A decisão que derrubou a liminar é do desembargador Gilberto Gomes da Silveira. Na determinação, ele cita esse mesmo decreto, mas diz que a norma não impede a nomeação de Filipe Mello.

“Ou seja, [o decreto estadual] não trata das funções desempenhadas pelos agentes políticos, como é o caso do Secretário de Estado da Casa Civil, de modo que, a priori, tal decreto também não obsta a nomeação aqui impugnada, temática esta que será melhor debatida quando do julgamento meritório do writ”.

O nome de Filipe foi anunciado na semana, quando o governo divulgou novos nomes no secretariado e pastas na Administração, Segurança Pública, Comunicação, Casa Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros.

Filipe, que é advogado. A Secretaria de Estado da Casa Civil é responsável pelo assessoramento direto do governador e pela articulação entre os demais poderes.

O que diz o PSOL

Veja abaixo a íntegra da nota do PSOL:

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL/SC, autor da ação judicial que visa impedir que o Governador Jorginho Mello nomeie o próprio filho para o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil, tomou conhecimento da decisão proferida no processo que reconsidera a suspensão da nomeação do filho do Governador, pelo Desembargador relator do processo no Tribunal de Justiça. Como sempre se posicionou desde a notícia da nomeação e desde o início da ação, o PSOL/SC entende que o ato pretendido pelo Governador do Estado é absolutamente ilegal, contrário às decisões mais recentes do STF, além de configurar total violação aos princípios da administração pública, em especial o da moralidade e da impessoalidade. Nesse contexto, o Partido tomará todas as medidas cabíveis por meio de sua assessoria jurídica, seja com a apresentação de recursos, seja com o ingresso de Reclamação no próprio STF para impedir a nomeação.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo de SC vai castrar 80 mil animais

O governador Jorginho Mello aprovou o programa Pet Levado...

Acadêmico de Jornalismo mobiliza a comunidade para arrecadar livros

O acadêmico Wagner Severgnini, do curso de Jornalismo da...

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Bombeiro de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao último clipe

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao...

Mais Lidas da semana

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Por volta das 9h desta terça-feira (10) a Polícia...

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou "pneumonia...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Outros Tópicos Interessantes