São poucas as pessoas que não são fãs de um belo camarão. O crustáceo faz parte da vida e da culinária brasileira, principalmente em pratos mais elaborados. Em temporadas mais quentes, o camarão passa a compor os pratos degustados de norte a sul.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O bobó de camarão é um prato típico brasileiro com raízes africanas, desenvolvido na Bahia, onde também recebeu influência indígena. O termo “bobó” vem do idioma fon, do Benim, e se refere ao creme feito com inhame, mandioca ou fruta-pão, ingredientes comuns na culinária africana.
A técnica de usar mandioca para criar um purê espesso e cremoso foi adaptada na Bahia, resultando na receita conhecida atualmente. Popularizado no estado, o bobó de camarão é uma das heranças culturais deixadas pelos povos africanos trazidos ao Brasil durante a era colonial, contribuindo para a riqueza da gastronomia nacional.
Na edição deste mês do Essência na Cozinha, o chef Nelson Matheus Zani recebe o apresentador Ernesto Júnior no novo Espazzo Gastronomia. O espaço, depois de cinco anos de atendimento, passou por um amplo processo de requalificação, mantendo as suas origens, porém apresentando um conceito ainda mais inovador para a região de Videira.
Veja mais receitas:
Essência na Cozinha: Especial cozinha mexicana
Essência na Cozinha: Moqueca de tilápia com farofa de coco
Aprenda a fazer um delicioso Bobó de Camarão; assista ao episódio:
Todos os ingredientes você encontra no Superviza Supermercados do bairro Santa Tereza em Videira, ou nas outras lojas da rede no Meio Oeste de Santa Catarina.
Ingredientes:
- 1 kg de camarão eviscerado;
- 1 pimentão vermelho pequeno;
- 1 cebola média;
- Alho;
- 800g de mandioca.
- Cheiro verde;
- 200 ml de leite de coco;
- 1 pote de requeijão;
- Extrato de tomate;
- Passata de tomate;
- 3 limões normais;
- 2 colheres de sopa de azeite de dente;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
- Pré-cozinhar a mandioca, até ficar bem macia
- Picar a cebola, o pimentão vermelho e o alho;
- Temperar o camarão com sal, pimenta e suco de limão e deixar marinando;
- Picar o cheiro verde finamente;
- Em uma panela, colocar o azeite de dente e, quando estiver quente, adicionar a cebola, pimentões e o alho, adicionar uma pitada de sal e deixar cozinhar;
- Em seguida, adicionar o extrato de tomate, a passata e o leite de coco, adicionar a mandioca e deixar cozinhar por aproximadamente 7 minutos com o molho;
- Bater no liquidificador, mantendo alguns pedaços maiores de mandioca e legumes;
- Voltar à panela e adicionar 2/3 dos camarões para cozinharem no bobó, esse processo levará aproximadamente 7 a 10 minutos;
- Aquecer uma frigideira, adicionar azeite e adicionar os camarões restantes, até que fiquem bem dourados;
- Finalizar o bobó com cheiro verde, corrigir o tempero se necessário;
- Servir o bobó com os camarões grelhados e arroz branco.
Harmonização com vinho:
Vinho Fino Seco Sauvignon Blanc
O vinho escolhido para a edição deste mês do Essência na Cozinha foi o Sauvignon Blanc da Vinícola Zago. Ele harmoniza muito bem com Bobó de camarão, por ser conhecido por sua acidez vibrante, notas cítricas e herbáceas complementando perfeitamente pratos com fruto do mar.
O programa é um oferecimento de Superviza Supermarcado e Vinícola Zago.
Portal RBV nas redes sociais