Conforme o que apontou o Boletim de Previsão Climática divulgado pela Epagri/Ciram, o tempo em SC deve favorecer a finalização da colheita do milho e da soja.
As chuvas devem ocorrer dentro da média e as temperaturas ficam próximas ou acima da média nos meses de fevereiro, março e abril.
Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, essa é uma boa notícia para os agricultores catarinenses. “Nesse período, pouca chuva favorece a colheita e a qualidade dos grãos”, explica Haroldo.
Ainda segundo a Epagri/Ciram, a previsão também indica que a chegada do outono de 2024 deve marcar o fim do El Niño. O início da estação no Hemisfério Sul ocorre no dia 20 de março às 00h06.
Tempo em SC terá chuva mal distribuída:
Durante o mês de fevereiro, a chuva deve ser mal distribuída em Santa Catarina, associada ao processo conhecido popularmente como “chuvas de verão”.
Veja também
Brasil diminui mais de 52% da área agrícola segurada
Granizo e as chuvas atrapalharam as safras de frutas na região
“No fim do verão, ainda sob influência do El Niño, permanece o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em um curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventania”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.
Já nos meses de março e abril, os volumes de chuva devem ficar próximos do esperado para o período.
As temperaturas do tempo em SC:
Ao longo do trimestre, a temperatura deve permanecer acima da média. Em fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias de temperatura alta, inclusive à noite.
“Podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul. Esses episódios devem ser mais frequentes no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao Estado”, acrescenta a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.
Fim do El Niño:
Para os próximos meses, a previsão é de término do fenômeno El Niño. Há possibilidade de ocorrer La Niña na sequência e as condições serão monitoradas nos próximos meses.