Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Vereadores de Ibiam repudiam vacina obrigatória da Covid em crianças

Moção de Repúdio à vacina obrigatória contra a Covid em crianças foi aprovada por unanimidade e será enviada ao Ministério da Saúde.

Uma Moção de Repúdio à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em crianças foi aprovada por unanimidade durante a sessão da Câmara de Vereadores de Ibiam, no Meio-Oeste de Santa Catarina, nesta terça-feira (11). O documento, de autoria da vereadora Márcia Gomes de Oliveira, do Progressistas, pede que o Ministério da Saúde retire a vacina do Plano Nacional de Imunização, tornando sua aplicação facultativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“É um pedido de alguns pais do nosso município, os quais não concordam com essa obrigatoriedade de vacina de seus filhos. E não é uma manifestação contra, mas é a favor do direito dos pais escolherem vacinar ou não os seus filhos menores de idade”, justificou a vereadora.

Publicidade

Márcia argumenta que, embora o Estado tenha legitimidade para intervir na vida familiar, essa intervenção deve ser mínima, respeitando o poder de decisão dos pais. O texto também destaca que o Brasil é o único país que mantém a obrigatoriedade da vacina contra a Covid para crianças e cita o reconhecimento, por parte de fabricantes, de possíveis efeitos adversos, como doenças cardíacas.

Em apoio à moção, o vereador José Henrique Ramos Moreira, do PL, afirmou estar passando pela situação como pai de uma criança menor de cinco anos.

“Quero parabenizar a vereadora Márcia. Eu acredito que entre nós vereadores aqui eu deva ser o único que tenha um filho menor de cinco anos, onde estou sendo obrigado a vacinar meu filho. E até o momento não vacinei, já tenho um advogado, estou me defendendo, e juntamente com outros pais estamos unidos para defender nossos filhos. No forte da pandemia, as crianças não eram prioridade de vacinação. Agora, após o arrefecimento, querem obrigar. Isso é um absurdo e vamos lutar até o fim para reverter essa situação.”

Com a aprovação unânime da Moção, a Câmara de Vereadores de Ibiam agora encaminhará o documento ao Ministério da Saúde, reforçando o pedido para que a vacinação contra a Covid-19 em crianças não seja obrigatória.

Demais assuntos discutidos na sessão

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam desta terça-feira (11) tambéoi foi marcada por debates sobre a abstenção de votos, a aprovação de indicações e projetos de lei.

A reunião teve início com a leitura da ata da sessão anterior. O presidente da Câmara, Clóvis de Souza (MDB), solicitou a retificação de sua fala, esclarecendo que, ao recusar o pedido de abstenção de voto, mencionou equivocadamente o Ministério Público, quando, na verdade, o projeto atende aos interesses do Poder Executivo.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) também pediu que constasse em ata seu pedido de abstenção, que foi rejeitado por decisão do presidente, após empate na consulta aos demais parlamentares. A vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) requereu a inclusão da fala do presidente de que “é projeto importante que vem do MP e por este motivo indefere a abstenção da Vereadora”.

Com as retificações, a ata foi aprovada por 5 votos a 3, sendo contrários Marcia Gomes de Oliveira (PP), Miguel Felicetti (MDB) e Cassia Costa Pivetta (PP).

Indicação para criação de abrigo de animais abandonados

Durante a sessão, foi lida e aprovada por unanimidade a Indicação 014/2025, de autoria do vereador Miguel Felicetti (MDB). O documento sugere ao prefeito Camilo Gatti e à Secretaria responsável a criação de um local apropriado para o abrigo de animais abandonados no município.

Na justificativa, Felicetti destacou os problemas causados pelos animais em situação de abandono, como a transmissão de doenças. O vereador propôs a realização de castração, medicação e posterior adoção, argumentando que o município possui médico veterinário disponível para atender a demanda.

Requerimento para informações sobre gratificações

A vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) apresentou o Requerimento 005/25, solicitando ao Poder Executivo a relação dos servidores que recebem função gratificada, os valores pagos e as atribuições que justificam o pagamento.

Segundo Cassia, o pedido tem como objetivo a fiscalização da concessão de gratificações. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Aprovação de projetos de lei

Na Ordem do Dia, em 2ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 828/25, que cria um programa de microcrédito com juros zero para microempreendedores individuais e microempresas. O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento econômico local.

Também foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 829/25, que autoriza o município a firmar convênio para oferecer transporte público a estudantes e acadêmicos de Ibiam e Tangará, mediante indenização.

O Projeto de Lei nº 827/25 foi encaminhado para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

Ao encerrar a sessão, o presidente Clóvis de Souza (MDB) convocou os vereadores para a próxima reunião ordinária, marcada para o dia 20 de março, às 19h30.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV | Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ponte da Linha Cachoeirinha terá interdição para manutenção

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

PM recupera TV furtada em poucas horas no Centro de Caçador

A Polícia Militar de Caçador recuperou em poucas horas...

Programas da Câmara de Vereadores de Ibiam

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Dois bebês nascem empelicados em apenas 48 horas em SC

Um fato extremamente raro marcou o Hospital Marieta Konder...

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Julgamento de Claudia Hoeckler entra no segundo dia em Capinzal

O julgamento de Claudia Tavares Hoeckler, acusada de matar...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes