Câmara de Ibiam cobra melhorias urgentes na SC-135

Moção de Apelo à Secretaria de Estado da Infraestrutura solicita melhorias na SC-135, acesso à Santo Alécio, entre Ibiam e Tangará.

A Câmara de Vereadores de Ibiam está cobrando melhorias urgentes na rodovia SC-135. O Legislativo aprovou na sessão de terça-feira (22) por unanimidade uma Moção de Apelo nº 002/25, direcionada ao secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper. O pedido é por medidas de segurança na SC-135, no km 152, entre Ibiam e Tangará, com atenção especial ao acesso às comunidades de Santo Alécio (Ibiam) e São Miguel (Tangará).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa foi dos vereadores Eduardo Padilha, Clóvis de Souza, Jocimar de Oliveira, José Henrique Ramos (todos do MDB) e da vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP). Eles argumentam que o trecho apresenta curva acentuada, baixa visibilidade, vegetação densa nas margens e falta de sinalização. Por isso, solicitam estudo técnico de tráfego, instalação de redutores de velocidade, sonorizadores e sinalização horizontal e vertical.

Publicidade

O vereador Eduardo Padilha reforçou a urgência do atendimento à demanda, mencionando que a Câmara de Tangará já aprovou moção semelhante. Como morador de Santo Alécio, afirmou ser seu dever cobrar melhorias. Ele também informou ter levado o apelo ao coordenador regional de infraestrutura do Meio-Oeste e ao assessor do secretário.

O vereador Miguel Felicetti lembrou de ações semelhantes em 2023, que resultaram apenas na instalação de tachões, mesmo com relatórios apontando a necessidade de lombadas. Já a vereadora Marcia Gomes criticou a falta de atenção do Estado com o município de Ibiam.

Outros assuntos da sessão

Na Ordem do Dia, foi aprovado por maioria o Projeto de Lei nº 834/25, que trata da aceitação de atestados médicos por servidores. O texto prevê que, em casos de afastamentos sucessivos, será exigido laudo de médico especialista.

Vereadores como Marcia Gomes (PP), Cassia Pivetta (PP), Selmo Laidnes (PDT) e Miguel Felicetti (MDB) manifestaram voto contrário, argumentando que o acesso a especialistas é demorado e custoso. Já José Henrique (PL) e Eduardo Padilha (MDB) defenderam o projeto, destacando que não se trata de dificultar, mas de garantir mais controle, evitando abusos. O PL foi aprovado com 5 votos a favor e 4 contra, sendo necessário o voto de desempate do presidente Clóvis de Souza (MDB).

Também foram aprovados:

  • PL nº 835/25, que inclui a ovinocultura e caprinocultura no programa “Pastagens de Inverno”;
  • PL nº 836/25, que autoriza o subsídio de plano de saúde aos servidores;
  • PL nº 837/25, que cria gratificação para servidor efetivo responsável pela copa e cozinha do Legislativo.

A vereadora Marcia Gomes elogiou o reconhecimento à servidora Luciana Rosa, destacando sua dedicação à Câmara ao longo dos anos.

A próxima sessão ordinária foi marcada para o dia 6 de maio, às 19h30.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações da Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...

Videira Notícias – 26/06/2026

https://www.youtube.com/live/coTRGv69AIg?si=X3TM88lpGyYT07XU

Fraiburgo, Ibiam, Iomerê e Pinheiro Preto alteram horários de serviços públicos no dia do jogo do Brasil

Diversos municípios do Meio-Oeste catarinense anunciaram mudanças no funcionamento...

Van sem freio causa acidente em Caçador nesta sexta-feira

Um grande susto passou o motorista de uma Van...

Ibiam participa de fórum e anuncia projeto de monitoramento de rios em tempo real

O município de Ibiam marcou presença no Fórum de...

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...