Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Banco Central lança hoje o Pix Automático: Saiba como funcionará

A ferramenta começa a funcionar no dia 16 de junho e facilita a vida do consumidor, que autoriza o débito uma única vez pelo app do banco

O Banco Central (BC) lança nesta quarta-feira (4) o Pix Automático, uma inovação que permitirá o pagamento automático e recorrente de contas diretamente pela conta bancária. Essa nova funcionalidade entrará em operação a partir de 16 de junho, facilitando a vida dos consumidores que pagam mensalidades e serviços periódicos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O evento de lançamento, chamado Conexão Pix, começa às 9h30 em São Paulo, com a participação do presidente do BC, Gabriel Galípolo.

Publicidade

Às 12h15, haverá uma coletiva de imprensa para explicar todos os detalhes da nova ferramenta. Também estarão presentes representantes de empresas recebedoras, serviços de pagamento e desenvolvedores de soluções tecnológicas para a integração do sistema.

O Pix Automático foi criado para que o consumidor autorize uma única vez o pagamento de contas como luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínio, assinaturas, planos de saúde e seguros.

A cobrança será feita diretamente pelas empresas, que debitarão os valores automaticamente, conforme as regras pré-estabelecidas pelo cliente.

Essa solução funciona de forma semelhante ao débito automático tradicional, mas usa a infraestrutura rápida, segura e padronizada do Pix.

Ao contrário do modelo antigo, não será necessário firmar convênios bilaterais com bancos, o que deve reduzir custos operacionais e fomentar a concorrência entre os prestadores de serviços.

Na prática, o consumidor verá o Pix Automático como uma opção de pagamento ao contratar um serviço. Ele autorizará o débito recorrente no aplicativo do banco, definindo limites, valores máximos e até o uso de limite de crédito.

Antes de cada vencimento, o banco notificará o cliente, agendando a cobrança, que será efetuada automaticamente no dia programado.

O Banco Central espera que essa inovação aumente a eficiência dos pagamentos, diminua a inadimplência e permita maior acesso a serviços com cobrança periódica.

Para quem paga, o Pix Automático traz mais praticidade, controle e simplicidade para gerenciar as contas no app bancário, com revisões antes do débito e possibilidade de usar vários bancos, cooperativas e iniciadores de pagamento.

Para as empresas, o benefício está no aumento da base de clientes, aproveitando os mais de 160 milhões de usuários do Pix. Além disso, os custos serão menores, pois não precisarão fechar acordos com cada banco. Também haverá redução de atrasos e maior inclusão de consumidores que não usam cartão ou boleto.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Sábado D movimenta o comércio de Caçador neste dia 6 de setembro

A CDL Caçador promove neste sábado, 6 de setembro,...

Mulher usa notas falsas em loja de Calmon

Na quinta-feira (4) a Polícia Militar foi acionada após...

Mais Lidas da semana

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Carro capota, pega fogo e ocupantes fogem em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito na SC-135, em Pinheiro Preto,...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Outros Tópicos Interessantes