Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Santa Catarina registra o maior aumento de moradores por migração do país

Esse crescimento é impulsionado principalmente por jovens que buscam melhores oportunidades, qualidade de vida e segurança

Santa Catarina se firmou como o principal destino dos migrantes brasileiros, com saldo positivo de 354,3 mil novos moradores vindos de outras unidades federativas. Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (27). Essa mudança inédita no padrão migratório brasileiro revela o declínio dos grandes centros do Sudeste como polos de atração.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estado recebeu 503.580 imigrantes interestaduais e viu 149.230 moradores saírem, o que representa um crescimento populacional de 4,66%, a maior taxa do país.

Publicidade

Segundo o IBGE, os principais estados de origem dos migrantes para Santa Catarina são

  • Rio Grande do Sul (26,8%),
  • Paraná (19,1%) e
  • São Paulo (12,4%).

Além disso, o estado atrai moradores de regiões mais distantes, como Pará (8,9%), que ocupa a quarta posição na origem dos novos residentes.

O crescimento da população catarinense via migração interestadual destaca o fortalecimento da região Sul do Brasil. Essa movimentação envolve, sobretudo, jovens entre 25 e 34 anos, que buscam melhores oportunidades para trabalho, estudo e qualidade de vida.

Em contrapartida, estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Maranhão, continuam a perder moradores para outras regiões. A Paraíba, entretanto, é exceção na região, com saldo positivo de 30.952 pessoas.

Além de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso também apresentaram crescimento significativo devido à migração interna.

Goiás, por exemplo, ganhou 186.827 moradores, impulsionado por migrantes do Distrito Federal e estados do Nordeste.

Este novo panorama aponta para uma redistribuição da população brasileira, com Santa Catarina como destaque nacional.

O estado atrai migrantes que buscam qualidade de vida, emprego e segurança, reforçando sua posição como polo migratório no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Motorista é salvo por populares após carro cair em córrego em Joaçaba

Um susto seguido de um ato de coragem marcou...

Autor de disparo que matou segurança em Piratuba tinha passagens pela polícia

Na madrugada desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026,...

Foragido do sistema prisional é detido durante ocorrência de violência doméstica em Videira

Por volta das 21h desta quinta-feira, 1º de janeiro...

Mirian Louize é o primeiro bebê de 2026 em Videira

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira, iniciou o...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Outros Tópicos Interessantes