CCJ da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Proposta recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários; texto ainda passará por comissão especial e votação em plenário antes de seguir para o Senado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. A matéria recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários, reacendendo um dos debates mais sensíveis da política brasileira.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proposta, apresentada originalmente pelo então deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), passou pela análise de constitucionalidade e agora avança para uma nova etapa de tramitação no Congresso Nacional.

Publicidade

Proposta segue para nova fase de discussão

Com a aprovação na CCJ, caberá agora ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, criar uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. Somente após essa etapa o texto poderá ser levado ao plenário da Casa.

Para ser aprovada, a PEC precisará obter o apoio mínimo de 308 deputados em dois turnos de votação. Caso alcance esse número, seguirá para análise do Senado Federal.

A proposta altera o artigo 228 da Constituição Federal e estabelece que jovens a partir dos 16 anos passem a responder criminalmente como adultos.

Atualmente, a legislação brasileira considera penalmente inimputáveis os menores de 18 anos, que ficam sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Relator retirou mudanças eleitorais do texto

Durante a tramitação, o relator da matéria, deputado Coronel Assis (PL-MT), promoveu alterações no conteúdo original.

A versão apresentada inicialmente também previa mudanças nas regras eleitorais, incluindo a obrigatoriedade do voto para maiores de 16 anos e a redução da idade mínima para disputar cargos públicos.

Esses pontos, porém, foram excluídos do parecer final. Segundo o relator, as alterações relacionadas aos direitos políticos não possuíam relação direta com a discussão sobre imputabilidade penal.

“Não há violação em discutir-se a redução da idade penal. A imputabilidade penal aos 16 anos não configura, por si, afronta a tratado internacional de direitos humanos ratificado pelo Brasil, desde que preservados os direitos fundamentais do menor no processo penal, notadamente o tratamento distinto dos adultos”.

Debate divide parlamentares

A votação foi marcada por intensos debates entre parlamentares da base governista e da oposição.

Deputados contrários à proposta argumentaram que a redução da maioridade penal pode afrontar direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição. Além disso, defenderam que a medida não resolveria os problemas de segurança pública enfrentados pelo país.

Já os parlamentares favoráveis sustentaram que adolescentes envolvidos em crimes graves precisam responder de forma mais rigorosa perante a Justiça, especialmente em casos ligados ao crime organizado.

O tema já havia sido discutido durante a tramitação da PEC da Segurança Pública, mas acabou sendo retirado do texto principal para evitar dificuldades na aprovação da proposta mais ampla.

Agora, a redução da maioridade penal seguirá um caminho próprio dentro da Câmara dos Deputados, onde continuará sendo debatida antes de uma eventual votação definitiva.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jogador é atingido por lâmpada durante partida de futsal em SC

Um episódio inusitado marcou uma partida do Campeonato Catarinense...

Queda de avião deixa dois mortos e um ferido

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida após...

RBVerde 2026 mobiliza Santa Catarina e recolhe mais de 17 toneladas de resíduos em ação ambiental

A quinta edição do RBVerde reafirmou sua posição como...

Videira reforça orientações após suspensão preventiva da vacina contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Videira informou que está...

Copa do Mundo pode movimentar mais de R$ 130 milhões em Santa Catarina

A Copa do Mundo de 2026, que será realizada...

CDL e Prefeitura de Caçador promovem 8ª edição da Ponte para o Amor

O clima de romance vai tomar conta do centro...