Mais de 10 mil pessoas tentam parar de fumar em SC

Dia Mundial Sem Tabagismo é nesta sexta-feira (31) e alerta as pessoas sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo

Mais de 10 mil pessoas tentam parar de fumar em SC durante o ano de 2023 e procuraram o Sistema Único de Saúde (SUS) para isso. Destas, 42% conseguiram deixar o vício. As informações são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A maior parte das pessoas que tentaram parar de fumar tinha entre 18 e 60 anos (8.236), sendo que 115 delas tinham 18 anos ou menos.

Publicidade

“Se você deseja parar de fumar, procure a Secretaria de Saúde de seu município e informe-se sobre qual unidade de saúde mais próxima de sua residência tem disponível o Programa de Controle do Tabagismo ofertado pelo SUS” explica Adriana Elias, enfermeira e coordenadora Estadual de Controle do Tabagismo.

“A maioria dos fumantes fez em média três a quatro tentativas até parar definitivamente de fumar. Continuar tentando é fundamental!” complementa Adriana.

Nesta sexta-feira (31), a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, uma campanha global criada em 1987 para alertar as pessoas sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, e que podem ser evitadas.

Veja também

Campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos é lançada

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Este ano, o tema é “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”. O objetivo é assegurar o direito à saúde de crianças, adolescentes, jovens e da população em geral.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que, em 2019, 16,2% da população com 18 anos ou mais de Santa Catarina fumava cigarro. Em todo o Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a maioria dos fumantes adultos iniciou o consumo de tabaco antes mesmo dos 19 anos, e 21% dos alunos matriculados no 9º ano já experimentaram cigarro alguma vez.

Cigarros eletrônicos exigem atenção

Os cigarros eletrônicos são um novo desafio para a saúde dos brasileiros. Os dispositivos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e não podem nem ser comercializados.

Segundo a Dive, os cigarros eletrônicos estão associados ao desenvolvimento de cânceres de cabeça e pescoço, esôfago e pâncreas, além de provocar queimaduras e lesões que podem ser severas, causando convulsões, danos cardiovasculares e pulmonares ou até a morte.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira pode ter retorno das instabilidades em Santa Catarina

Santa Catarina terá uma quarta-feira (9) de tempo instável,...

Vinícola Zago leva vinhos premiados para a Expo Videira 2026

A Vinícola Zago chega à Expo Videira 2026 com...

Câmara de Videira realiza 27ª Sessão Ordinária com sete projetos na pauta

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira,...

Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões nesta terça-feira

A Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões nesta terça-feira...

Acidente com morte envolve veículo da Saúde na BR-470

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de emergência...

Nova lei pode ampliar porte de arma para nove profissões

O porte de armas de fogo poderá ser estendido...

Clima desafia produtores de frutas com frio e previsão de muita chuva

O clima tem imposto novos desafios aos produtores de...