Rádios RBV

Menu

Meta tem 72 horas para explicar como cobrirá direitos legais no Brasil

A ação ocorre após a Meta encerrar seu programa de checagem de fatos e relativizar discursos de ódio

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu uma notificação extrajudicial à Meta, controladora de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, exigindo que a empresa informe, em até 72 horas, como garantirá o cumprimento da legislação contra crimes como racismo e homofobia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A notificação é uma resposta ao anúncio da Meta de encerrar seu programa de checagem de fatos, que minimizava a circulação de fake news e abordava discursos de ódio, especialmente contra imigrantes, LGBTQIA+ e mulheres.

A AGU argumenta que manifestações nas plataformas digitais não podem gerar desinformação, minar a legitimidade das instituições democráticas ou causar pânico à população. Isso, segundo a AGU, prejudica o funcionamento do Estado Democrático de Direito.

A preocupação com a liberdade de expressão e os direitos fundamentais é destacada, apontando a importância de um ambiente digital livre de desinformação e discurso de ódio, conforme preconizado pela Constituição Federal.

Veja também

Receita Federal alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança de taxa sobre o PIX

Preço da carne sobe 20,84% em 2024, maior alta desde 2019

Além disso, a AGU reforça que, diante das mudanças na política da Meta, a empresa deve adotar medidas rigorosas para garantir a proteção dos direitos fundamentais, respeitando a legislação infraconstitucional e a Constituição de 1988.

A notificação enfatiza que a Meta deve tomar providências relacionadas à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção de racismo, homofobia, transfobia e discurso de ódio, além de questões relacionadas à prevenção do suicídio.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, já havia alertado que o governo não permaneceria inerte diante das mudanças implementadas pela Meta.

Em outro movimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu com autoridades francesas para discutir uma ação conjunta entre Brasil e França para combater a desinformação e o uso de redes sociais como arma política.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é detido por furto em supermercado no bairro Reunidas

Na tarde de domingo (31), a Polícia Militar de...

Homem ameaça namorada com arma falsa e acaba preso pela PM

Na madrugada desta segunda-feira, 1º de setembro, um homem...

Como criar uma bio de loja virtual que atrai e converte clientes

Quando se fala em vender online, muito se discute...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 14/2025 Credenciamento n. 5/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Mais Lidas da semana

Primeira escola cívico-militar estadual é implantada oficialmente em Videira

Na tarde desta terça-feira (26), a Escola Inspector Eurico...

Desaparecimento de Lusiane Borges completa 25 dias e continua sem solução

O desaparecimento de Lusiane Ribeiro Borges, de 27 anos,...

Mulher furta carro, atropela criança e causa tumulto em Videira

Uma mulher foi detida por populares e levada até...

Polícia Civil investiga fraudes milionárias em licitações de pavimentação no Meio-Oeste

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã...

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Outros Tópicos Interessantes