Rádios RBV

Depois de 50 anos, mulher conquista o direito de incluir o nome do pai no documento

A confirmação do vínculo biológico aconteceu durante uma audiência de conciliação na comarca de Fraiburgo

Na véspera do Dia dos Pais, um momento de grande significado marcou a comarca de Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense. Uma mulher de 53 anos conquistou oficialmente o direito à identidade biológica, encerrando uma busca que se estendeu por mais de meio século.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O reconhecimento de paternidade tardio ocorreu de forma espontânea, durante uma audiência de conciliação realizada na última semana.

O caso, que tramitou na 1ª Vara de Fraiburgo, representa não apenas o encerramento de uma longa espera, mas também um novo começo.

“O reconhecimento realizado representa não somente o encerramento de uma busca ou desejo pessoal, mas também o marco inicial de uma nova etapa na vida das partes envolvidas, mesmo que ambos contem com idade mais avançada”, destaca a unidade judicial.

Com a confirmação, a mulher agora terá o registro de nascimento retificado, incluindo finalmente o nome do pai. Ela se junta a uma nova estatística, mais justa, que representa o direito ao nome e à filiação.

Em 2024, segundo dados do Portal da Transparência da Arpen Brasil, cerca de 460 crianças por dia foram registradas sem o nome do pai. Isso evidencia a importância de iniciativas que viabilizem o reconhecimento legal e afetivo, mesmo após décadas.

O processo em Fraiburgo se destacou pela aceitação espontânea do pai, sem necessidade de exame de DNA. No entanto, quando há necessidade de comprovação, o Programa DNA em Audiência (Prodnasc) oferece testes gratuitos para famílias com baixa renda.

Presente há 17 anos em todas as comarcas de Santa Catarina, o programa tem sido essencial para garantir o direito à identidade e à verdade biológica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Caco da Rosa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem nevoeiros pela manhã e chuva no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina mostra que...

Ex-presidente do Aeroclube de SC está entre as vítimas de queda de avião na Serra

Na tarde deste domingo, 17 de agosto de 2025,...

Avião de pequeno porte cai na Serra de SC

Na tarde deste domingo, 17 de agosto de 2025,...

Condutora de 27 anos colide em cerca dos Correios e é presa por embriaguez

No início da manhã deste domingo, 17 de agosto...

Motorista de aplicativo é amarrado e forçado a fazer Pix em corrida que terminou com prisões

No início da madrugada deste domingo, 17 de agosto...

Mais Lidas da semana

Chupeta para adultos vira tendência global e divide opiniões

O que começou como uma tendência inusitada nas redes...

Prefeito, vice e 14 pessoas são acusados de corrupção eleitoral em SC

O Ministério Público Eleitoral apresentou denúncia contra o atual...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem nevoeiros pela manhã e chuva no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina mostra que...

Educação cívico-militar avança no Meio-Oeste com nova unidade em Videira

O modelo de educação cívico-militar em Santa Catarina segue...

Outros Tópicos Interessantes