Beto Carrero World fecha zoológico após 30 anos

O Mundo Animal, o zoo que funcionou durante 32 anos, era uma das atrações mais icônicas do parque multitemático.

O Beto Carrero World fecha zoológico após 30 anos, anuncio foi feito nesta quinta-feira (27). A decisão, segundo comunicado do parque, levou em conta o bem-estar dos animais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Temos muito orgulho e respeito por toda história que tivemos com os animais. Meu pai, Beto Carrero, tinha uma conexão incrível e nos inspirou a cuidar, preservar e amar cada um deles. As gerações mudam, e hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático”, diz comenta Alex Murad, Presidente do Conselho Administrativo do Beto Carrero World.

Publicidade

A mudança já vinha sendo pensada há algum tempo, e era compartilhada com a equipe técnica do zoo. É o que explica a bióloga Kátia Cassaro, coordenadora do Mundo Animal

“Trabalhamos num parque multitemátivo. Tem shows, brinquedos, atrações que talvez não combinem com a manutenção dos animais. Essa situação vem sendo pensada há muito tempo, se esses recintos devem coexistir com as demais atrações. E chegamos à conclusão que não.”

Com a visitação já encerrada, o parque agora concluirá a transferência das últimas espécies para novos lares. Por decisão de Alex Murad, os locais para onde os animais serão levados são mantidos em sigilo. Uma das exigências do filho de Beto Carrero era de que, nos novos lares, os animais encontrem carinho e dedicação.

Veja também

Indústria de alimentos é a que mais emprega no Brasil, diz IBGE

Resgate e preservação da rica tradição das benzedeiras e benzedores

“Serão levados para locais onde possam caminhar com mais tranquilidade, onde possam reproduzir, e onde encontrem pessoas que, como nós, tenham essa paixão.”

Esta não é a primeira vez que o paque passa por uma transição no manejo dos animais, que estão no DNA do Beto Carrero World. Na década de 1990, e até o início dos anos 2000, os animais participavam de shows no parque. Eram atrações inspiradas no Circo do Beto Carrero, onde elefantes, tigres, jacarés e macacos dividiam o picadeiro com seus domadores.

O próprio Beto tinha seus fiéis companheiros, como o cavalo Faísca e o leopardo Marcos, que se apresentavam ao seu lado e se tornaram uma marca do que viria a ser o maior parque temático da América Latina.

Mas o parque adaptou-se às novas percepções e necessidades de bem-estar animal, e os shows deram lugar a uma abordagem mais profissional, resultando na criação do zoo, que tinha o propósito de acolher diversas espécies. 

Ao longo dos anos, o zoo firmou importantes parcerias com órgãos como Ibama e ICM-Bio, e participou de grandes projetos de conservação, que incluíram a reprodução de micos-leões-dourados, tamanduás e jacutingas, espécies da fauna brasileira. Também atuou na recuperação de centenas de animais resgatados.

Para Alex Murad, trata-se de um novo período de transição para o Beto Carrero World e sua relação com os animais

“Eu acredito muito na transição. Como houve com o circo, a transição do circo tradicional para o Cirque Du Soleil, o zoológico também vai ter que mudar. Os zoos modernos hoje têm outros conceitos. Eu visito e gosto, quando é feito com amor”, diz Murad.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...

Incêndio destrói construção às margens do Rio do Peixe em Pinheiro Preto

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (21) mobilizou...

Ministério Público arquiva investigação sobre abordagem em transporte escolar em Videira

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira...

APAE de Videira completa 53 anos de história

A APAE de Videira celebra, no dia 21 de...