Rádios RBV

Menu

Granizo traz prejuízo ainda incalculável para o agro, diz Epagri 

Órgão ainda calcula o nível de estrago nas produções da região depois da passagem da catástrofe climática pela região na noites desta quarta-feira

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

As fortes chuvas acompanhadas de granizo que atingiram a região de Videira na noite da última quarta-feira (4) causaram prejuízos expressivos em diversas propriedades urbanas e rurais. A informação é da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, por meio do gerente da estação de Videira, Edilson Brasil Moreira. Segundo ele, os levantamentos ainda são preliminares, mas já indicam impactos relevantes em estruturas produtivas e residenciais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com Moreira, os municípios de Ibiam, Videira e Lebon Régis foram os mais afetados dentro da área de abrangência da Epagri regional. Em Ibiam, há relatos de danos significativos tanto na área urbana quanto na zona rural, com muitas residências destelhadas. Em Videira, o evento climático foi mais localizado, mas ainda assim causou perdas em estufas e galpões agrícolas. Já em Lebon Régis, as principais ocorrências envolvem avarias em estruturas produtivas e pomares, com relatos de quebra de produção em áreas de cultivo protegido.

O gerente da Epagri explica que os danos continuam sendo quantificados e que, neste momento, não é possível estimar o valor econômico das perdas. “A gente está fazendo o levantamento, mas os dados ainda são iniciais. Sabemos que houve prejuízos em diversas frentes, especialmente na agricultura familiar, com estufas danificadas e pomares atingidos por granizo, além de galpões e residências que sofreram com o vento forte”, afirmou.

A Epagri está mobilizando suas equipes técnicas para realizar vistorias em campo e orientar os produtores sobre os próximos passos, especialmente em relação à ativação de mecanismos de apoio, como programas de recuperação e notificações para seguradoras. A empresa também reforça a importância de os agricultores registrarem os danos junto aos escritórios locais da Epagri, para viabilizar ações emergenciais e subsidiar relatórios técnicos que embasam futuras políticas públicas de apoio.

Eventos extremos como o registrado reforçam a necessidade de investimentos em sistemas de proteção, como telas anti-granizo, seguros agrícolas e diversificação de culturas, destaca a Epagri. O órgão continua monitorando a situação e deverá divulgar boletins atualizados nos próximos dias com informações mais precisas sobre as perdas na produção agropecuária e na infraestrutura rural da região.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PM de Caçador registra furtos, droga com menor e denúncia de agressão

Na sexta-feira, 6 de junho, a Polícia Militar atendeu...

Falta de sinalização em obras da SC-350 motiva inquérito do MPSC

O aumento no número de acidentes no trecho da...

Caminhonete furtada em Palmas é achada queimada em Caçador

Uma caminhonete Toyota Hilux CD4X4 SRV, furtada na cidade...

Idosos são agredidos com facão durante tentativa de roubo

Um homem armado com um facão invadiu a casa...

Homem morre após carro cair de ponte na BR-282 em Vargem

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta sexta-feira...

Mais Lidas da semana

Araucária em SC produz 350 pinhas e surpreende agricultor

A colheita de pinhão em uma propriedade rural de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Desaprovação de Lula sobe para 53,7%, aponta pesquisa de maio

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Desaprovação ao governo Lula chega a 57% e bate recorde

Uma pesquisa recente do Instituto Quaest, encomendada pela Genial...

Mulher que escondeu corpo do marido no freezer volta à prisão

A pedagoga Cláudia Tavares Hoeckler, de 42 anos, foi...

Outros Tópicos Interessantes