Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cataratas do Iguaçu pode “mudar de dono” após decisão judicial

A medida foi tomada após uma disputa judicial e deve beneficiar a economia local

Uma decisão recente da Justiça Federal transferiu uma área de 1.085 hectares do Parque Nacional do Iguaçu para o estado do Paraná, que passa a ter direito à arrecadação proveniente da exploração turística da região. A medida foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em 5 de fevereiro, após o Paraná recorrer de uma ação movida pela União em 2018.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A disputa envolve o domínio de uma área considerada pela União como “terra devoluta”, ou seja, sem uso privado.

Publicidade

No entanto, o TRF reconheceu que a área foi originalmente doada à um particular, Jesus Val, em 1910, e posteriormente comprada pelo estado em 1919. Com isso, o Paraná agora detém a posse da terra.

A decisão também permite que o estado do Paraná receba parte da receita gerada pelo turismo nas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Veja também

Bitcoin e outras criptomoedas registram quedas drásticas

Governo prepara anúncio sobre mudanças no saque-aniversário do FGTS

O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pela concessionária Urbia Cataratas SA, já se manifestou informando que irá recorrer da decisão, destacando o impacto na gestão do local.

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirma que a Constituição de 1988 determina que áreas “indispensáveis à defesa das fronteiras” sejam de domínio da União.

Além disso, a AGU considera a faixa de até 150 quilômetros da fronteira como fundamental para a defesa nacional.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União) celebrou a decisão, destacando os benefícios econômicos e ambientais que a medida trará para o Paraná.

O Parque Nacional, por sua vez, informou que buscará reverter a decisão junto ao governo federal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes