Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ministério incorpora vacina contra a dengue no SUS

Previsão é que sejam entregues 5 milhões de doses em 2024

 O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Publicidade

A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a vacina será importante para controlar a dengue no país. “A dengue é uma doença que impacta praticamente todo o território nacional e o controle do vetor vem sendo insuficiente para reduzir as taxas de infecção. Estamos fechando o ano com recorde de óbitos. A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será um importante instrumento para controle dessa doença”, disse. 

Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde preconiza entre 6 e 16 anos de idade como a faixa etária ideal de introdução da vacina. Dentro dessa faixa etária, já há outros imunizantes que podem ser associados à aplicação da vacina da dengue e otimizar os atendimentos nos hospitais.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Outros Tópicos Interessantes