14 de 16 deputados de SC devem disputar reeleição em 2026

Maioria da bancada confirma intenção de disputar novo mandato; dois parlamentares devem seguir outros caminhos políticos

Santa Catarina deve manter forte presença de atuais parlamentares na disputa pela Câmara dos Deputados nas Eleições de 2026. De acordo com levantamento confirmado junto às assessorias dos deputados, 14 dos 16 representantes catarinenses devem concorrer à reeleição em outubro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O cenário indica baixa renovação imediata dentro da bancada federal do estado, já que apenas dois parlamentares não disputarão a recondução ao cargo. No entanto, ambos devem permanecer no cenário político, mirando outros projetos eleitorais.

Publicidade

Mudanças de rota na bancada catarinense

Entre os nomes que não buscarão a reeleição está a deputada federal Caroline de Toni (PL). A parlamentar deve disputar uma vaga ao Senado Federal, integrando a aliança do PL em uma chapa majoritária que inclui Carlos Bolsonaro e o governador Jorginho Mello, que busca a reeleição ao governo estadual.

Outro caso é o do deputado Carlos Chiodini (MDB), que cumpre seu segundo mandato na Câmara. Segundo sua assessoria, ele é cotado para compor como vice em uma possível chapa ao governo do estado liderada por João Rodrigues (PSD). Caso a candidatura se confirme, Chiodini não disputará um terceiro mandato na Câmara Federal.

Maioria aposta na continuidade do mandato

Os demais 14 deputados federais catarinenses confirmaram, via assessoria, a intenção de disputar novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. O movimento reforça a tendência de manutenção da atual composição da bancada, reduzindo o nível de renovação em comparação com eleições anteriores.

Nas eleições de 2022, metade dos parlamentares eleitos por Santa Catarina conseguiu a reeleição, enquanto a outra metade era formada por novos nomes. Já em 2018, o índice de renovação foi ainda maior, com apenas cinco reeleitos e a maioria das cadeiras ocupadas por estreantes.

Especialistas apontam vantagem de quem já está no cargo

Analistas políticos avaliam que o atual cenário favorece parlamentares em exercício, especialmente pela maior capacidade de articulação e entrega de recursos por meio de emendas parlamentares, o que fortalece a presença nas bases eleitorais.

Além disso, a consolidação ideológica da bancada catarinense também tende a influenciar a disputa, reduzindo espaços internos e favorecendo a manutenção dos atuais mandatos.

Apesar disso, especialistas destacam que o resultado final dependerá do comportamento do eleitorado catarinense, conhecido por oscilar entre eleições mais estáveis e momentos de maior renovação política.

Deputados Federais de SC – Reeleição 2026

✔️ Vão disputar (14 deputados)

  • Ana Paula Lima (PT)
  • Geovania de Sá (Republicanos)
  • Cobalchini (MDB)
  • Daniel Freitas (PL)
  • Daniela Reinehr (PL)
  • Fabio Schiochet (União Brasil)
  • Gilson Marques (Novo)
  • Ismael (PL)
  • Jorge Goetten (Republicanos)
  • Julia Zanatta (PL)
  • Professor Pedro Uczai (PT)
  • Rafael Pezenti (MDB)
  • Ricardo Guidi (PL)
  • Zé Trovão (PL)

Não vão disputar a reeleição (2 deputados)

  • Caroline de Toni (PL) → deve disputar o Senado Federal
  • Carlos Chiodini (MDB) → cotado para vice-governador ou outro projeto político estadual

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia desarticula esquema de fraude fiscal de R$ 129 milhões em SC

Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina desarticulou...

Caminhada contra a violência sexual de crianças e adolescentes em Caçador

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do...

Desindustrialização com frete grátis

A Medida Provisória que restabelece a isenção do imposto...

Passagem de comando marca nova fase na Polícia Militar de Tangará

Foi realizada no dia 13 de maio a solenidade...

Polícia Militar apreende 1 kg de maconha e prende suspeito em Caçador

A Polícia Militar realizou a apreensão de aproximadamente 1...

Mulher furta celular após acidente e é presa ao tentar devolver o aparelho

A Polícia Militar prendeu, no final da tarde de...

Ouça o áudio de Flávio Bolsonaro pedindo dinheiro a Vorcaro

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República...