Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Corpo de Bombeiros de SC vence competição internacional

Realizada pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), a disputa busca avaliar a atuação das equipes em situações de risco que envolvam altura.

Na última quinta-feria (18), o Corpo de Bombeiros de SC (CBMSC) venceu a competição internacional Rope Days, em São Paulo. Realizada pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), a disputa busca avaliar a atuação das equipes em situações de risco que envolvam altura.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste ano, a competição teve a participação de 19 equipes. A do CBMSC composta por oito bombeiros militares, de diferentes regiões do estado, passou por cinco testes. Todos foram realizados no mesmo dia, com diferentes cenários, no Centro de São Paulo. 

Publicidade

O primeiro foi um cenário de vítima politraumatizada em corda, realizado na Catedral da Sé. No segundo momento, o teste foi um resgate em túnel com deslocamento horizontal, com a vítima em uma maca, dentro da estação de metrô Pedro II.

A terceira etapa foi o resgate de vítima presa pendurada entre uma corda entre um prédio e outro com uma distância aproximada de 130 metros de altura.

Veja também

CBMSC promove TBAE e Curso de Bombeiro Comunitário em Videira

Realizada 1ª Olimpíada dos Bombeiros Voluntários de Caçador

Outro cenário foi uma tirolesa no Viaduto do Chá e por último, uma grua em que foi preciso se deslocar junto ao prédio do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O CBMSC já havia participado da competição em 2023, chegando ao segundo lugar e neste ano, conseguiu se configurar como a melhor equipe.

“Foram dias intensos, principalmente, tivemos dois dias de troca de experiência e o dia da competição. Nossa equipe passou por diversos cenários, cinco cenários de resgate, pessoas presas em ambientes que envolviam altura. Foi um trabalho bem interessante de treinamento, de busca por aquisição de equipamentos, de um apoio constante”, explica o tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, comandante da equipe de competição de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Para participar do evento, a equipe do CBMSC vinha se preparando desde maio com treinamentos específicos.

Os cenários só foram revelados durante a competição e cada detalhe contava pontos. “Todos os cenários foram no Centro Histórico de São Paulo. Tínhamos que realizar todo o deslocamento do efetivo, carregando todo o material, chegando nos cenários surpresas, em que a equipe não sabia qual seria a situação de resgate. Para dar essa sensação das ocorrências que atendemos no nosso dia a dia. Recebíamos a orientação e precisávamos realizar o resgate, isso tudo dentro um tempo, com desconto de pontos para os erros”, explicou o tenente.

Equipe

  • Tenente Robson Fermiano Barbosa Silva – comandante
  • Cabo Daniel Fabricio Rodrigues Menon – resgatista
  • Soldado Helber Braga Marega – Rigger
  • Cabo Marcos Cidade dos Santos – APH (Atendimento Pré-Hospitalar)
  • Sargento Vanderléia Cipriani – vítima
  • Cabo Jean Carlos Alexandre – tração
  • Soldado Douglas Costa – tração
  • Sargento Ewerton Diego de Medeiros – árbitro
Fonte:
Assessoria de Imprensa CBMSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Primeiro ciclone de 2026 traz chuva intensa e ventos fortes

O primeiro ciclone de 2026 começa a se formar...

Perturbação do sossego termina com apreensão de drogas

Na tarde da quinta-feira (8), por volta das 16h,...

Mais Lidas da semana

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de R$ 181 milhões

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de...

Outros Tópicos Interessantes