Uma manhã de emoção, orgulho e celebração marcou a formatura da primeira turma do Programa Bombeiro Mirim em Pinheiro Preto. O evento aconteceu às 10 horas e contou com a presença de autoridades, familiares, professores, gestores municipais e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O projeto nasceu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto, por meio da Secretaria de Educação, e o Corpo de Bombeiros de Tangará.
A iniciativa tem como principal objetivo formar crianças com valores de disciplina, responsabilidade, cidadania e prevenção, ensinando comportamentos corretos diante de situações de risco e emergência.
Durante o curso, 55 alunos participaram de oito encontros educativos.
Veja também
Indústria e SENAI firmam parceria para capacitar geração de jovens talentos
Venda clandestina de medicamentos abortivos é alvo de operação em SC
As atividades foram divididas entre teoria e prática, incluindo visitas ao quartel, simulações, aprendizados sobre primeiros socorros e momentos de convivência com os bombeiros.
Segundo o sargento Adam, responsável pelo programa no município:
“É uma satisfação estar aqui no município de Pinheiro Preto, junto com a administração municipal, para formarmos crianças do ensino fundamental que agora estão preparadas para atender às emergências domésticas e contribuir tanto na sociedade como na escola e na sua família. Elas participaram de oito encontros e tiveram a oportunidade de conhecer nossos equipamentos e aprender noções de primeiros socorros.”

O instrutor e soldado Serafim, bombeiro de Tangará, enfatizou a ampliação regional do programa e destacou a continuidade da parceria:
“Hoje estamos realizando a formatura de 55 alunos do programa Bombeiro Mirim. Na região, contemplamos um total de 220 crianças, com lições voltadas à prevenção e ao conhecimento do Corpo de Bombeiros. Esse é o primeiro ano em Pinheiro Preto, e no próximo estaremos novamente em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação.”
O prefeito Mauro, professor e gestor municipal, comemorou o sucesso do projeto e reforçou o compromisso com a formação cidadã das novas gerações:
“É o final de mais um projeto em parceria com os bombeiros de Tangará, formando a primeira turma de Bombeiros Mirins de Pinheiro Preto. É importante que as crianças saibam que esse conhecimento pode fazer a diferença. Às vezes, uma ação simples salva vidas, e é bom que aprendam isso desde cedo.”
A professora Veronice Fritzen, que acompanhou a turma ao longo das atividades, destacou o crescimento dos alunos e o impacto pedagógico do programa:
“Esse projeto é muito importante porque desenvolve valores, o senso de responsabilidade e o entendimento sobre o momento certo de acionar o Corpo de Bombeiros. As crianças ficaram muito emocionadas com a formatura, e nós, professores, muito felizes com o aprendizado que elas levarão para a vida.”

Dentre os alunos formados, a jovem Nicoli Perazzoli dos Santos se destacou ao vencer o concurso de desenho promovido durante o curso. Emocionada, compartilhou sua experiência:
“Eu fui lá em casa e pensei: eu tenho que ganhar! Então eu fiz o desenho com o Serafim e o Corpo de Bombeiros. Foi muito bom, porque a gente aprendeu a se prevenir, a ajudar o próximo, e isso é muito importante.”
A cerimônia de formatura encerrou oficialmente o ciclo do projeto neste ano, mas deixou uma forte mensagem de solidariedade, conscientização e cidadania. O Programa Bombeiro Mirim forma crianças mais preparadas para o futuro, atuando como multiplicadores de conhecimento e segurança em suas comunidades.






