Rações vencidas e remédios irregulares são apreendidos em agropecuária de SC

Operação ocorreu após denúncia recebida pela plataforma Fala BR

A Vigilância Sanitária de Itajaí realizou, na tarde de quarta-feira (24), uma operação de fiscalização após receber denúncia por meio da plataforma Fala BR, do Governo Federal. Durante a inspeção em uma agropecuária local, os fiscais encontraram medicamentos e rações fora do prazo de validade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os produtos vencidos foram imediatamente apreendidos e encaminhados para descarte adequado, seguindo as normas ambientais e sanitárias vigentes.

Publicidade

Segundo a Vigilância, os materiais foram eliminados em aterros sanitários licenciados e locais apropriados. O órgão também notificou o estabelecimento por descumprir as exigências legais.

A equipe informou que retornará ao local na próxima segunda-feira para verificar se as irregularidades foram corrigidas.

Riscos do consumo de produtos vencidos

A Vigilância alerta que medicamentos vencidos podem perder seus efeitos ou causar reações adversas, como intoxicações. No caso das rações, o uso fora da validade pode desencadear doenças, alergias ou problemas digestivos em animais domésticos.

Por isso, a recomendação é sempre verificar a data de validade e as condições do produto antes da compra. Além disso, deve-se observar a higiene do ambiente e o estado das embalagens. Produtos lacrados e de marcas reconhecidas oferecem mais segurança.

Outra orientação importante é confirmar se o estabelecimento possui registro válido junto à Vigilância Sanitária.

Fiscalização constante em estabelecimentos de Itajaí

Desde o início de 2025, a Vigilância Sanitária de Itajaí vem intensificando ações em comércios como mercados, farmácias, salões de beleza e restaurantes. O objetivo é prevenir riscos à saúde pública e garantir o cumprimento das normas sanitárias.

As vistorias incluem análise de higiene, armazenamento correto, controle de pragas e documentação obrigatória, como carteiras de saúde dos funcionários.

Recentemente, três restaurantes foram interditados por condições precárias, incluindo presença de pragas urbanas e alimentos mal armazenados. Toneladas de produtos impróprios para consumo foram descartadas.

Essas ações reforçam o comprometimento da Vigilância Sanitária com a proteção da saúde da população de Itajaí.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Guararema

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quanto custavam as coisas em 2002? Veja os preços do ano do penta

O ano de 2002 ficou marcado pela conquista do...

Governo de SC aciona Procuradoria após declaração de Lula sobre catarinenses

O Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Procuradoria-Geral...

Parreira é sedado após piora clínica e passa por cirurgia

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, de...

Copa do Mundo 2026: mata-mata começa neste domingo

A fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026...

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...