A cidade de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, alcançou um importante avanço na área da saúde bucal. No primeiro semestre de 2025, os atendimentos de urgência odontológica realizados pela rede municipal cresceram em média 182% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse resultado expressivo foi possível graças a uma reestruturação no atendimento odontológico, especialmente no plantão da UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A adoção de novos protocolos de triagem, o alinhamento entre as equipes da UPA e da odontologia, além da clareza nos critérios para acionar o serviço, foram determinantes.
Entre janeiro e julho de 2025, o sistema atendeu 2.069 pacientes, enquanto no mesmo período de 2024 foram apenas 734.
Veja também
Formatura do Bombeiro Mirim em Videira reúne 439 crianças
Oficina sobre constelações indígenas une ciência, cultura e educação em Videira
O mês de maio foi um dos mais representativos: 298 atendimentos neste ano contra 89 no ano anterior, o que representa um crescimento de 235%.
Segundo Alejandro Vargas Neto, coordenador do setor de odontologia, o novo fluxo garante mais eficiência.
“Agora os profissionais têm orientações claras sobre o que configura uma emergência e quando acionar o plantão”, explica.
Anteriormente, os critérios para solicitar o atendimento eram subjetivos, o que causava confusão e uso indevido do serviço.
“É importante lembrar que a população faz parte ativa do sucesso desta reestruturação. Respeitar o que realmente é uma emergência evita a sobrecarga dos profissionais e garante que a vaga seja destinada a quem realmente precisa”, acrescenta Vargas Neto.
As mudanças foram implantadas após a identificação de picos de atendimentos emergenciais após feriados e fins de semana. Esse comportamento evidenciou a necessidade de padronizar os atendimentos e evitar distorções.
Plantão odontológico
Hoje, o plantão odontológico funciona com mais agilidade e segurança.
A equipe atende diretamente na UPA 24h, onde o dentista plantonista utiliza um consultório equipado para situações de urgência.
Entre os casos que justificam o acionamento do serviço de atendimento estão
- Dores intensas e persistentes nos dentes,
- Traumatismos ou acidentes bucais,
- Hemorragias orais,
- Abscessos faciais causados por infecções dentárias.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e nos finais de semana e feriados, funciona 24 horas por dia.