Justiça determina que Campos Novos zere fila de espera por vagas em creches

Município tem até 90 dias para zerar a fila e garantir educação a todas as crianças

A 1ª Vara Cível da comarca de Campos Novos, localizada no Meio-Oeste de Santa Catarina, determinou que o Município deve garantir vagas em creches para todas as crianças na fila de espera por educação infantil. O prazo estipulado para cumprir essa determinação é de até 90 dias. A decisão liminar atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, buscando assegurar o direito à educação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo os documentos do processo, em setembro de 2024, a Secretaria Municipal de Educação reconheceu que 37 crianças ainda estavam sem vaga em creches.

Publicidade

Atualmente, o número diminuiu para 26 crianças aguardando vaga em centros de educação infantil no município.

Embora exista uma promessa de ampliação do CEIM José Carlos Pisani, com entrega prevista apenas para março de 2026, o Judiciário avaliou que essa espera é incompatível com o direito constitucional à educação infantil.

O juiz responsável enfatizou que a educação infantil é um direito fundamental e deve ser garantida de forma imediata, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Ele alertou que a omissão do poder público ao não ofertar vagas representa uma violação direta a esse direito básico.

Além disso, a decisão destacou que o município tem alternativas viáveis para solucionar o problema rapidamente, como a adaptação de imóveis públicos, a locação de espaços privados e a contratação emergencial de profissionais da área.

Caso o Município não cumpra a determinação judicial, estará sujeito a uma multa diária no valor de R$ 5 mil.

Essa medida foi tomada para garantir o acesso imediato à educação para crianças de zero a cinco anos, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Autos nº 5002054-89.2025.8.24.0014).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações TJSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Meio-Oeste de SC terá quinta-feira com calor e risco de temporais

O Meio-Oeste de Santa Catarina terá uma quinta-feira (23)...

Tontura não é doença, mas sinal de alerta para a saúde

O equilíbrio do corpo é algo que só valorizamos...

Rodovias de SC registram 73 acidentes na Operação Tiradentes 2026 da PMRv

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do...

Golpistas usam inteligência artificial para simular voz de Drauzio Varella e vender remédios falsos

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate...

Turistas filmam fuga desesperada de explosão vulcânica

O que era para ser o vídeo perfeito para...

Terceira idade de Salto Veloso brilha no JASTI

O município de Salto Veloso marcou presença em mais...

Falta de medicamentos atinge farmácia municipal de Videira

A Secretaria de Saúde de Videira informou que a...

Arroio Trinta tem participação histórica no JASTI 2026

O município de Arroio Trinta marcou presença de forma...